Há uma idéia de causa-conseqüência em:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é B - Nos séculos XVII e XVIII houve tantas invasões holandesas no Espírito Santo que a economia canavieira declinou.
Vamos entender o contexto da questão:
A questão aborda a identificação de uma relação de causa e consequência em frases. Para resolver essa questão, é necessário compreender como os eventos ou ações em uma frase podem influenciar outros eventos ou ações, estabelecendo uma sequência lógica de causa (motivo) e consequência (resultado).
Justificativa da alternativa correta:
Na alternativa B, há uma clara relação de causa e consequência. A frase "Nos séculos XVII e XVIII houve tantas invasões holandesas no Espírito Santo" representa a causa. O trecho "que a economia canavieira declinou" representa a consequência. As invasões holandesas são a causa direta do declínio da economia canavieira, estabelecendo uma relação lógica entre os eventos.
Análise das alternativas incorretas:
A - Vasco Fernandes Coutinho foi donatário da Capitania do Espírito Santo, criada em 1534.
Nesta alternativa, não há uma relação de causa e consequência. A frase informa dois fatos históricos (quem foi Vasco Fernandes Coutinho e a criação da Capitania do Espírito Santo), mas não estabelece uma ligação de causa e efeito entre eles.
C - Desde que a lavoura cafeeira e a imigração européia cresceram, o Estado se desenvolveu.
Apesar de esta frase indicar mudanças ao longo do tempo, a estrutura "desde que" estabelece mais uma relação de tempo do que de causa e consequência. Não há uma ligação direta e explícita de uma ação causando a outra.
D - À medida que corsários franceses se faziam presentes no território capixaba, a vida nos engenhos e povoados se tornava difícil.
A expressão "à medida que" sugere uma relação de simultaneidade ou desenvolvimento paralelo, mas não uma relação clara de causa e consequência. Indica que dois eventos ocorrem juntos ou se desenvolvem ao mesmo tempo, sem especificar uma relação de causa direta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: letra B.
A locução conjuntiva consecutiva ''tanto(as) que'' é uma conjunção que denota causa e consequência. Geralmente o que vem entre o ''tanto'' e o ''que'' é a causa, e o que vem depois do ''que'' é a consequência.
Nos séculos XVII e XVIII houve tantas invasões holandesas no Espírito Santo que a economia canavieira declinou.
- Pergunte o seguinte: por que a canavieira declinou? o que fez a canavieira declinar? qual foi a causa de a canavieira declinar? (CONSEQUÊNCIA)
- porque houve tantas (muitas) invasões holandesas (CAUSA)
Logo, o fato de ter havido tantas, muitas invasões holandesas (causa) fez com que a canavieira declinasse (consequência).
Nos séculos XVII e XVIII houve tantas invasões holandesas no Espírito Santo que a economia canavieira declinou.
Por causa das invasões holandesas no Espírito Santo, por consequência a economia canavieira declinou.
A FATO DE (CAUSA) FAZ COM QUE (CONSEQUÊNCIA). (SÓ COLOCAR ISSO NA FRASE SE DER SENTIDO, É CAUSA E CONSEQUÊNCIA).
#RUMOAPCPI2025!!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo