A infecção do trato urinário - ITU é uma das causas prevalen...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1623633 Enfermagem
A infecção do trato urinário - ITU é uma das causas prevalentes de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) de grande potencial preventivo, visto que a maioria está relacionada à cateterização vesical. (ANVISA 2017). Entre os cuidados dos profissionais da saúde descritas nesta atualização no manuseio correto do cateter vesical, pode-se afirmar que:


I- Após a inserção, fixar o cateter de modo seguro e que não permita tração ou movimentação.

II- Manter o sistema de drenagem fechado e estéril, trocar todo o sistema quando ocorrer desconexão, quebra da técnica asséptica ou vazamento.

III- Para exame de urina, coletar pequena amostra por meio de aspiração de urina com agulha estéril após desinfecção do dispositivo de coleta; levar a amostra imediatamente ao laboratório para cultura.

IV- Manter o fluxo de urina desobstruído, esvaziar a bolsa coletora conforme rotina institucional, utilizando recipiente coletor coletivo e evitar contato do tubo de drenagem com o recipiente coletor.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: D - As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

A questão aborda o manejo correto do cateter vesical para prevenir infecções do trato urinário (ITU), que são comuns em ambientes hospitalares. Esses cuidados são essenciais para a segurança do paciente e a redução das infecções relacionadas à assistência à saúde.

Comentário sobre cada afirmativa:

I - Após a inserção, fixar o cateter de modo seguro e que não permita tração ou movimentação: Esta prática é crucial para evitar lesões e infecções. A movimentação ou tração pode causar trauma na uretra, aumentando o risco de ITU. Portanto, esta afirmativa está correta.

II - Manter o sistema de drenagem fechado e estéril, trocar todo o sistema quando ocorrer desconexão, quebra da técnica asséptica ou vazamento: Manter o sistema fechado reduz o risco de contaminação bacteriana. Qualquer quebra na técnica asséptica justifica a troca do sistema para garantir a segurança. Assim, a afirmativa está correta.

III - Para exame de urina, coletar pequena amostra por meio de aspiração de urina com agulha estéril após desinfecção do dispositivo de coleta; levar a amostra imediatamente ao laboratório para cultura: Este procedimento minimiza a contaminação da amostra, garantindo resultados precisos. A prática de desinfecção e o transporte imediato são etapas fundamentais, tornando esta afirmativa correta.

IV - Manter o fluxo de urina desobstruído, esvaziar a bolsa coletora conforme rotina institucional, utilizando recipiente coletor coletivo e evitar contato do tubo de drenagem com o recipiente coletor: Manter o fluxo livre previne infecções e o acúmulo de bactérias. Utilizar um recipiente coletor limpo e evitar contato direto são práticas de controle de infecção, confirmando que esta afirmativa está correta.

Todas as afirmações apresentadas refletem práticas recomendadas para o manejo seguro do cateter vesical, justificando a escolha da alternativa D.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

5.1.4 Manuseio correto do cateter

VII. Esvaziar a bolsa coletora regularmente, utilizando recipiente coletor individual e evitar contato do tubo de drenagem com o recipiente coletor (A-II);

Questão passível de anulaçao. O item IV está incorreto. O coletor é individual e não coletivo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo