Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a pressão al...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: FUNDEPES Órgão: Prefeitura de Lagoa Santa - MG
Q1210711 Enfermagem
Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a pressão alta acomete uma em cada quatro pessoas adultas no Brasil e está presente em torno de 5% das crianças brasileiras. Após os 60 anos de idade, estima-se que mais de 50% da população do país tenha pressão alta. 
A identificação e o controle da hipertensão arterial sistêmica são altamente relevantes para a redução de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B.

A questão aborda a hipertensão arterial sistêmica, uma condição que afeta uma parte significativa da população, especialmente entre os idosos. A importância do controle dessa condição está relacionada à prevenção de diversas complicações de saúde.

Justificativa para a alternativa B:

A alternativa B menciona doença renal crônica, insuficiência cardíaca, doença arterial periférica e coronariana e doenças cerebrovasculares. Estas são complicações clássicas associadas à hipertensão arterial sistêmica. A hipertensão pode levar a danos nos vasos sanguíneos e nos órgãos ao longo do tempo, resultando nessas condições.

Análise das alternativas incorretas:

Alternativa A: Esta opção inclui fibrose pulmonar, doença venosa periférica e diabetes, que não são as complicações mais diretamente relacionadas à hipertensão. Embora a hipertensão possa agravar algumas dessas condições, elas não são as consequências mais comuns ou diretas.

Alternativa C: Cita diabetes, insuficiência renal aguda e dupla lesão valvar. A diabetes é uma condição que pode coexistir com a hipertensão, mas não é causada por ela. A insuficiência renal crônica é mais comumente associada à hipertensão do que a insuficiência renal aguda. Dupla lesão valvar não é uma complicação típica da hipertensão.

Alternativa D: Esta alternativa fala em dupla lesão valvar e doença venosa periférica, que não são diretamente causadas pela hipertensão. A doença arterial coronariana e doenças cerebrovasculares são relevantes, mas a inclusão das demais condições torna a alternativa incorreta.

Conclusão: O reconhecimento e o controle da hipertensão são fundamentais para prevenir complicações sérias que podem comprometer significativamente a qualidade de vida e aumentar a mortalidade. Compreender as repercussões da hipertensão é crucial para profissionais de saúde na promoção de estratégias eficazes de prevenção e manejo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Para responder essa questão, tem que saber os órgãos alvo lesionados na hipertensão, que são: CEREBRO, CORAÇÃO, RINS E VASOS SANGUÍNEOS. Portanto, a alternativa B é a correta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo