Assinale a alternativa que apresenta ERRO em relação à norma...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (14)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: C.
A) Não há erro de gramática. ''(tu) deves respeitar as pessoas de cujas idéias (tu) discordas''. Lembrando que o verbo discordar é de verbo transitivo indireto, que exige preposição (de).
Sobre o vocábulo ''idéias'' estar acentuado, não se esqueça de que essa prova é de 2005. Até janeiro de 2009, ainda não entrara em vigor o novo acordo ortográfico.
B) Não há erro de gramática. ''Gosto de assistir às competições de canoagem no rio Jucu.'' Lembre-se de que o verbo ''assistir'', quando for sinônimo de ''ver'', ''presenciar'', exige a preposição (a).
C) Há erro. ''A história de nosso Estado, que te falei, envolve imigrantes açorianos e alemães.''
O verbo falar é verbo de múltiplas regências. Você pode falar (de algo), (por algo), (a algo), (para algo), (algo) ou (com algo) etc. Entretanto, no contexto da frase, o verbo ''falar'' assume o sentido de ''falar sobre algo; falar de algo'', e não simplesmente ''falar algo''.
Dada a semântica da frase, o correto seria ''A história de nosso Estado, da qual te falei, envolve imigrantes açorianos e alemães''.
D) Não há erro gramatical. ''Os índios goitacás e aimorés, a que o professor se referiu, eram valentes e guerreiros.'' Na frase, o verbo referir-se é verbo pronominal que exige preposição ''a'', pois você ''refere-se (a) alguém ou algo''.
Sobre o pronome relativo ''que'', o seu emprego está correto. Também se poderia optar pelo pronome ''quem''.
idéias é acentuada ?
Segundo a nova gramática ditongo aberto EÚ,EÍ,OÍ PAROXÍTONO perdeu o acento.
Questão difícil!
A pessoa vai lá no filtro e coloca para não aparecer questões desatualizadas e anuladas, mas é só o que tem.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo