Vinte e cinco de janeiro de 2019. Uma das barragens da ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1933811 Criminalística
    Vinte e cinco de janeiro de 2019. Uma das barragens da mina do Córrego do Feijão da mineradora Vale rompe-se em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, MG. Esse fato pode vir a configurar a pior tragédia humana provocada por rompimento de barragem de minério das últimas três décadas. Em situações como essa, muitas vezes as equipes de resgate às vítimas encontram corpos em situações de difícil reconhecimento. Em meio ao sofrimento das famílias causado pela incerteza do paradeiro de seus entes queridos, a busca por respostas torna-se urgente.
A identificação genética na análise forense e perícia criminal. Internet: laborgene.com.br (com adaptações).

Uma das importantes utilizações da genética forense é na identificação de pessoas vitimadas por catástrofes, em especial quando não foi possível identificar as vítimas por outras metodologias forenses. Com relação à identificação de pessoas vítimas de catástrofes, assinale a opção correta. 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito Letra D.

Para evitar contaminação, a área para extração de DNA de amostras colhidas em situações como a de Brumadinho deve ser separada da área de extração de DNA de amostras de referência. 

Erro da alternativa "E" é que não necessariamente precisa ser uma amostra de referência do próprio indivíduo, mas de familiares para realização de comparação.

A - ERRADA. Não é necessária a coleta em tecidos moles, pode ser feita em outras partes, como por exemplo nos ossos.

B - ERRADA. O DNA mitocondrial não individualiza, mas permite identificar se determinada pessoa pertence a determinada família através de comparação com qualquer parente materno. Um irmão, da mesma mãe, possui o mesmo DNA mitocondrial.

C - ERRADA. Amostras muito degradas não possuem alelos disponíveis suficientes para análise.

D - CERTA.

E - ERRADA. A comparação pode ser feita com amostras de familiares também.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo