A respeito dos fundamentos de elaboração de pesquisa e de in...
Em comparação a outros métodos de coleta de dados, a observação é a que menos exige do pesquisador, cabendo a ele apenas o olhar atento e o registro das situações vivenciadas para posterior análise.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Errado.
A observação é o elemento básico de qualquer processo de pesquisa, constituindo-se de meios diretos e satisfatórios para estudar uma ampla variedade de fenômenos e permitindo a coleta de dados sobre um conjunto de atitudes comportamentais. Entretanto, a ocorrência espontânea não pode ser prevista, fazendo com que fatores imprevistos interfiram na tarefa do pesquisador.
A observação exige menos do sujeito observado, objeto de estudo, dependendo menos de sua introspecção ou reflexão.
Considerando que a duração dos acontecimentos é variável e que os fatos podem acontecer ao mesmo tempo, a observação torna-se difícil.
excelente explicação, Nilza! obrigada!
Devido a dinâmica da realidade , a observação exige muito do pesquisador.
Errado. A observação como método de coleta de dados não é necessariamente menos exigente para o pesquisador em comparação a outros métodos. Embora a observação envolva o registro de situações vivenciadas, o pesquisador precisa ter habilidades específicas para observar de maneira sistemática, objetiva e imparcial. Isso inclui definir claramente o que será observado, manter registros precisos e detalhados, interpretar os dados observados de forma adequada e, muitas vezes, lidar com o desafio de manter a objetividade diante das situações observadas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo