O ensaio visual permite observar alguns tipos de defeitos d...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
LOCALIZA-SE GERALMENTE À MEIA ESPESSURA DO MATERIAL.
FONTE: Apostila de Soldagem _Juliano_.doc
Pele Dupla: Defeito ocasionado pela falta de lubrificação localizada ou generalizada, que provoca o colamento da superfície solidificada do veio contra o molde, sem chegar a produzir “bleeding” ou perfuração. Este defeito origina a formação de escamas superficiais durante a laminação a quente. Observando-se que foi feito no tarugo ao longo do defeito, pelo seu aspecto, é fácil imaginar a formação de escamas durante a laminação, com a incorporação da carepa existente no degrau.
Descontinuidade bidimensional paralela à superfície da chapa proveniente de porosidade ou rechupe do lingote que não se caldearam durante a laminação.
Fonte: http://ftp.demec.ufpr.br/disciplinas/TM177/Prof.Okimoto/N-1738%5B1%5D-1a%20aula.pdf
A laminação dupla é como se fosse a formação de 2 seções.. ficando um plano (bidimensional) separando as "duas seções"... com isso, é um defeito INTERNO não passível de detecção por ensaio visual. Pode ser proveniente de prorosidade, pois, com o rechupe ou formação de poros cria-se vazios dentro do tarugo. À medida que a laminação via ocorrendo esses poros vão sendo imprensados para o centro da peça e vão sendo alongados. Com a laminação, de tanto alongados que ficam, formam esse plano vazio no centro no interior da peça
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo