Sabe-se que a realidade das pessoas surdocegas é bastante va...
Sabe-se que a realidade das pessoas surdocegas é bastante variada. De acordo com Cabruzzi e Costa (2016), “as formas de comunicação ocorrem de acordo com as possibilidades da pessoa com surdocegueira, ou seja, se a surdocegueira é congênita ou adquirida”. Considere os sistemas de comunicação indicados abaixo:
I. LIBRAS Tátil
II. LIBRAS em campo visual reduzido
III. LIBRAS à distância
IV. Braille
V. LIBRAS a curta distância
VI. LIBRAS apoiada
VII. Língua oral adaptada
VIII. Tadoma
IX. Malossi
X. Leitura labial
XI. Escrita com alfabeto normal em papel
XII. Código Morse
Considerando a realidade de um surdocego inserido na comunidade surda, cuja surdez é congênita mas a
cegueira foi desenvolvida já na vida adulta, são considerados sistemas de comunicação mais pertinentes
para a sua realidade os de números
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão é a Alternativa D.
Esta questão aborda os sistemas de comunicação para pessoas surdocegas, especificamente para uma pessoa cuja surdez é congênita e a cegueira foi adquirida na vida adulta. Compreender os diferentes sistemas de comunicação é crucial para apoiar a interação dessas pessoas na comunidade surda.
Justificando a Alternativa D:
Os sistemas de comunicação listados na Alternativa D (I, II, III) são:
I. LIBRAS Tátil
II. LIBRAS em campo visual reduzido
III. LIBRAS à distância
Esses sistemas são adequados porque a pessoa tem experiência prévia com LIBRAS devido à surdez congênita. Após a perda da visão, ela se beneficia de métodos adaptados de LIBRAS, como o tátil, em campo visual reduzido (antes da cegueira total) e à distância (caso ainda tenha algum vestígio de visão).
Analisando as Alternativas Incorretas:
Alternativa A (IV, V, VI): Inclui Braille, que é mais usado por pessoas com cegueira congênita ou com ampla experiência em leitura tátil, além de LIBRAS a curta distância e LIBRAS apoiada, que não são tão relevantes para quem já adquiriu cegueira na vida adulta.
Alternativa B (VII, VIII, IX): Compreende a língua oral adaptada, Tadoma e Malossi. Tadoma é útil para surdocegos que usam o toque para entender a fala, mas a língua oral adaptada e Malossi não são usuais para pessoas que já eram surdas e se comunicavam em LIBRAS.
Alternativa C (X, XI, XII): A leitura labial, escrita com alfabeto normal e Código Morse são inadequados, pois uma pessoa que era surda desde o nascimento não teria habilidades prévias nem na leitura labial nem no uso de códigos visuais ou auditivos como o Morse.
Ao focar em LIBRAS, adaptando-o de acordo com suas necessidades visuais após a cegueira, a pessoa surdocega continua engajada com a comunidade surda, utilizando a linguagem com a qual já está familiarizada.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo