Visando a reduzir a sensibilidade pós-operatória, alguns pr...
As questões de números 30 e 31 referem-se ao enunciado abaixo.
Paciente com 20 anos de idade, sexo feminino, refere sensibilidade após a restauração do dente 16 com resina composta e sensação de "dente crescido". Clinicamente, não são observadas evidências de infiltração marginal.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é A - polimerizar o material restaurador em camadas. Vamos entender o porquê.
A sensibilidade pós-operatória é uma queixa comum após restaurações com resina composta. Um dos fatores que contribuem para isso é a contração de polimerização, que pode causar microfissuras na interface dente-restauração e, consequentemente, sensibilidade. Para minimizar esse problema, é recomendado o uso da técnica incremental, que consiste em polimerizar a resina em camadas.
A polimerização em camadas (ou técnica incremental) permite que cada camada tenha um menor volume de material, o que por sua vez reduz as tensões geradas pela contração da resina durante a polimerização. Isso ajuda a diminuir o risco de sensibilidade, garantindo uma melhor adaptação marginal e integridade da restauração.
Por que as outras alternativas estão incorretas?
B - aplicar o material restaurador com espátula metálica: O uso de espátulas metálicas para aplicação da resina não influencia diretamente a sensibilidade pós-operatória. O foco deve estar no manejo adequado da resina, como a polimerização em camadas.
C - não utilizar a técnica incremental: Esta alternativa está incorreta, pois a não utilização da técnica incremental pode aumentar o risco de sensibilidade devido à maior contração de polimerização. A técnica incremental é uma prática recomendada para minimizar esse problema.
D - polimerizar a resina em etapa única: Polimerizar a resina em uma única etapa pode aumentar as tensões de contração, potencializando a sensibilidade e prejudicando a adaptação da restauração. Por isso, não é recomendado.
E - selecionar o material restaurador segundo as características de dureza: A seleção da resina com base em sua dureza não está diretamente relacionada à redução da sensibilidade pós-operatória. O controle da técnica de polimerização é mais relevante nesse contexto.
Entender esses conceitos é crucial para evitar problemas comuns associados a restaurações de resina composta, garantindo o conforto e a saúde do paciente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo