Sobre os pressupostos que norteiam a teoria dos custos de tr...
I. Os agentes detêm racionalidade limitada. II. Os agentes têm comportamento oportunista. III. A terceirização deve preceder a produção própria.
Assinale:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Segunda a teoria, os homens possuem uma racionalidade limitada, estando sempre propensos ao oportunismo. O homem não tem conhecimento integral do ambiente, por isso não consegue obter uma solução que maximize a eficiência.
nunca nem vi
A teoria dos custos de transação é uma das teorias influentes na gestão para resultados. Como destacamos, a teoria dos custos de transação é uma abordagem de estudo das formas de organização, particularmente a capitalista, com especial referência às firmas, ao mercado e à relação contratual. Seu pressuposto é de que o homem racional age em função de seus próprios interesses. O enfoque principal dessa teoria está na busca da maximização de resultados eficientes, a partir do comportamento dos indivíduos dentro de uma organização e da forma como estes são coordenados. A transação refere-se ao intercâmbio de bens e serviços e o custo de transação ocorre no decorrer deste intercâmbio econômico. Existem na teoria dos custos de transação dois pressupostos básicos: a racionalidade limitada e o oportunismo dos indivíduos. A racionalidade limitada refere-se à limitação existente nos indivíduos com relação a sua capacidade cognitiva para processar todas as informações disponíveis.
O oportunismo dos indivíduos ocorre a partir do entendimento de que estes são autointeressados e podem, na busca de seus interesses, usar todos os artifícios possíveis, inclusive a trapaça, gerando conflitos e custos de transação nas relações contratuais. Vamos ver um exemplo? A racionalidade limitada denota a ineficiência das capacidades e habilidades mentais das pessoas ou organizações em relação ao ambiente complexo na qual elas operam. O comportamento oportunista é uma ação intencional em benefício próprio e em detrimento dos parceiros. Digamos que a Administração formalize, com determinado fornecedor, contrato de serviços que contenha erros ou omissões não intencionais (racionalidade limitada/agente que redigiu o contrato). Tais lacunas, se exploradas de forma oportunista pelo fornecedor (oportunismo dos indivíduos), podem causar prejuízos à Administração Pública e, consequentemente, custos de transação.
Portanto, temos que:
I – Os agentes detêm racionalidade limitada. CORRETA!
II – Os agentes têm comportamento oportunista. CORRETA!
III – A terceirização deve preceder a produção própria. INCORRETA! Se o cerne da teoria é justamente os custos envolvidos, a opção pela terceirização ou produção própria envolve a análise dessas opções de forma particularizada a cada situação, e não uma regra de que uma sempre precederá a outra.
Logo, nosso gabarito é a lera B.
Prof. Adriel Sá, Gran Cursos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo