O Plano Nacional de Turismo - PNT será elaborado pelo Minis...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3192121 Turismo
O Plano Nacional de Turismo - PNT será elaborado pelo Ministério do Turismo, ouvidos os segmentos públicos e privados interessados, inclusive o Conselho Nacional de Turismo, e aprovado pelo Presidente da República, com o intuito de promover, exceto o que se apresenta em: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

O tema central da questão é o Plano Nacional de Turismo (PNT), um instrumento de planejamento estratégico elaborado pelo Ministério do Turismo, que visa orientar as ações e políticas para o desenvolvimento do turismo no Brasil.

Para compreender essa questão, é importante saber que o PNT é formulado com a participação de diversos segmentos, tanto públicos quanto privados, e busca promover ações que incrementem o turismo de forma sustentável e responsável. Entre os objetivos principais, destacam-se o incentivo à visitação de turistas estrangeiros, a promoção do turismo interno, a melhoria da imagem turística do Brasil e a mitigação de impactos socioambientais.

Vamos analisar a alternativa correta:

E - O estímulo ao turismo responsável praticado em áreas naturais apenas protegidas.

A alternativa E está correta como a exceção, pois o Plano Nacional de Turismo não se limita a promover o turismo apenas em áreas naturais apenas protegidas. O foco é promover o turismo responsável em diversas áreas, incluindo aquelas desenvolvidas para o turismo sustentável, mas não apenas nas protegidas. Isso mostra que o PNT tem um alcance mais amplo e não se restringe somente a áreas protegidas.

Agora, vejamos porque as outras alternativas estão incorretas:

A - A vinda de turistas estrangeiros e a movimentação de turistas no mercado interno.

Essa alternativa está incorreta como exceção porque o PNT visa, sim, promover tanto a vinda de turistas estrangeiros quanto o turismo doméstico. Esses são objetivos centrais do plano.

B - A boa imagem do produto turístico brasileiro no mercado nacional e internacional.

Essa alternativa também está incorreta como exceção, pois uma das metas do PNT é melhorar e promover a imagem do Brasil como destino turístico nos mercados nacional e internacional.

C - A vinda de turistas estrangeiros e a movimentação de turistas no mercado interno.

Essa alternativa é repetitiva e reforça um dos principais objetivos do PNT, já mencionados na alternativa A, portanto, não configura uma exceção.

D - A atenuação de passivos socioambientais eventualmente provocados pela atividade turística.

Também está incorreta como exceção, pois o PNT contempla medidas para atenuar os passivos socioambientais, promovendo um turismo mais sustentável e responsável, alinhado com as boas práticas ambientais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo