A cor dos livores de hipóstase pode dar informação ...
Assinale a alternativa que indica a cor dos livores de hipóstase nos envenenamentos por drogas metemoglobinizantes.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - Vermelho parda
Vamos entender o tema da questão e os conhecimentos necessários para resolvê-la. A questão aborda um aspecto crucial da Asfixiologia Forense, que é a análise da cor dos livores de hipóstase. Livores de hipóstase são manchas que aparecem no corpo após a morte devido à sedimentação do sangue por efeito da gravidade. A cor dessas manchas pode fornecer pistas valiosas sobre a causa da morte.
Normalmente, os livores apresentam uma coloração vermelho violáceo, mas isso pode variar dependendo da causa da morte. Em caso de asfixia, por exemplo, a tendência é que a cor seja mais arroxeada.
Especificamente, a questão aborda a cor dos livores em casos de envenenamento por drogas metemoglobinizantes. Essas substâncias incluem, entre outras, certos medicamentos e produtos químicos que podem induzir a formação de metemoglobina no sangue. A metemoglobina é uma forma alterada da hemoglobina que não transporta oxigênio de maneira eficaz, o que resulta em uma coloração específica nos livores.
Abaixo, vamos justificar a alternativa correta e explicar as incorretas:
Alternativa D - Vermelho parda: Esta é a alternativa correta. O envenenamento por drogas metemoglobinizantes leva à formação de metemoglobina, que confere aos livores de hipóstase uma coloração vermelho parda. A metemoglobina altera a estrutura da hemoglobina, resultando nesta cor específica.
Alternativa A - Azulada: Esta alternativa está incorreta. A coloração azulada dos livores de hipóstase geralmente está associada a casos de hipóxia (falta de oxigênio), mas não especificamente a envenenamentos por drogas metemoglobinizantes.
Alternativa B - Roxo escuro: Esta alternativa também está incorreta. O roxo escuro pode ser observado em casos de asfixia, onde a falta de oxigênio resulta em uma coloração mais intensa e escura dos livores.
Alternativa C - Vermelho carmim: Esta cor é típica em casos de envenenamento por monóxido de carbono, onde a carboxihemoglobina confere essa tonalidade específica aos livores, e não está relacionada a drogas metemoglobinizantes.
Alternativa E - Vermelho cereja: Semelhante à alternativa C, o vermelho cereja também está associado ao envenenamento por monóxido de carbono, que não é o foco da questão.
Espero que essa explicação tenha esclarecido o tema abordado na questão. Se tiver mais dúvidas ou precisar de mais detalhes, estou à disposição para ajudar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Segundo Genival Veloso França, quando a morte se deu por envenenamento metaemoglobinizante, os livores de hipóstase mostram-se de tonalidade marrom-escura.
COR DOS LIVORES DE HIPÓSTASES
VERMELHO ou Róseo carmim > MONÓXIDO de carbono.
VERMELHO ou Róseo claro > AFOGAMENTO.
Vermelho > ÁCIDO cianídrico.
VERMELHO Escuro > ASFIXIAS em geral.
VERMELHO PARDO ou Azul ardósia ou MARROM ESCURO (depende do autor)> intoxicação por produtos METAHEMOGLOBINIZANTES.
OBS. fica difícil estudar com tantas opiniões divergentes :(
Drogas metaemoglobinizantes englobam várias drogas, geralmente, de exposição ocupacional (relacionado ao trabalho. Resumidamente são os derivados de benzeno, de nitrito e de anilina.
cada autor, cada cursinho, cada aula fala uma cor diversa, não há consenso!
Eu sei que é mais escuro, mas vermelho parda, vermelho cereja ???????????? Além de ser especialista em med legal tem que ser em moda também.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo