Tomando por base os métodos de diagnóstico da Brucelose bovi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2765120 Veterinária

Tomando por base os métodos de diagnóstico da Brucelose bovina, assinale a alternativa correta:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão: A questão aborda os métodos de diagnóstico da Brucelose bovina, uma doença infecciosa de grande importância na saúde animal e na saúde pública. Compreender os diferentes métodos diagnósticos é essencial para a prática veterinária e para a implementação de programas de controle e erradicação.

Resumo teórico: A Brucelose é causada por bactérias do gênero Brucella. O diagnóstico pode ser realizado por métodos diretos, como o isolamento bacteriano, e indiretos, como testes sorológicos. Entre os testes indiretos, destacam-se o teste do anel do leite e o ELISA. (Fonte: Organização Mundial de Saúde Animal - Manual de Testes de Diagnóstico e Vacinas para Animais Terrestres).

Alternativa correta: A - O teste do anel do leite é ideal para o diagnóstico coletivo, sendo utilizados antígenos corados com hematoxilina.

O teste do anel do leite é amplamente utilizado para triagem em rebanhos, pois é um método prático e econômico para detectar anticorpos no leite. A cor da hematoxilina ajuda na visualização do anel formado, indicando a presença de anticorpos contra Brucella no leite.

Análise das alternativas incorretas:

B - Os métodos diretos são, basicamente, isolamento e identificação, imunohistoquímica e 2-mercaptoetanol.
Este item está incorreto porque o 2-mercaptoetanol é usado em testes sorológicos, não em métodos diretos. Métodos diretos incluem isolamento bacteriano e técnicas de biologia molecular.

C - A prova lenta, conhecida por teste de soroaglutinação em tubos, é assim chamada porque a leitura dos resultados é feita em 72 horas.
Esta alternativa está incorreta porque a soroaglutinação em tubos não requer 72 horas para leitura; o termo "lenta" refere-se a uma etapa mais detalhada do teste, mas a leitura é normalmente realizada em 24 a 48 horas.

D - A Organização Mundial de Saúde Animal recomenda, como referência, o teste de ELISA indireto para o trânsito internacional de animais.
Este item é incorreto porque, para o trânsito internacional, o teste recomendado é o ELISA competitivo, que é mais específico para evitar resultados falsos positivos em função de vacinação prévia.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo