A respeito de análise de modos de falhas (FMEA), análise de ...
Em manutenção, associa-se o período de mortalidade infantil a uma decrescente taxa de falhas atribuídas às deficiências iniciais do projeto e dos componentes, a uma constante taxa de falhas no período de maturidade do equipamento, e a uma crescente taxa de falhas no período de mortalidade senil. A essa tríade de taxas, dado o formato genérico da função ao longo do ciclo de vida, dá-se o nome de curva da banheira.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Certo.
.
Questão similar:
Q1678413 Cespe
Dá-se o nome de curva da banheira à apresentação gráfica de três períodos e suas respetivas taxas de falhas formada pela mortalidade infantil à qual se associa uma taxa de falhas decrescentes, atribuídas às deficiências iniciais do projeto; pelo período de maturidade cuja taxa de falhas é constante, pouco previsíveis e aleatórias; e, período de mortalidade senil, com taxa de falhas crescente, por desgaste dos materiais.
Gabarito: Certo
Meu Deus, que português horrível nessa questão!
A análise do comportamento da taxa de falha de um equipamento ao longo do tempo pode ser representada por uma curva que possui a forma de uma banheira. A curva representa as fases da vida características de um sistema: Mortalidade infantil, Maturidade e Mortalidade senil.
FASE DE MORTALIDADE INFANTIL: Grande parte dos equipamentos, no início de sua vida útil, apresentam uma taxa elevada de falhas, devido a problemas de fabricação, instalação inadequada, componentes defeituosos, montagem incorreta. Esta fase é denominada “FASE DE MORTALIDADE INFANTIL” e é representada no gráfico por uma curva decrescente.
FASE DE MATURIDADE: Com o passar do tempo, as falhas da fase de maturidade infantil são corrigidas, e o equipamento entra em um patamar de estabilidade, com uma taxa de falhas constante. Nesta fase, as falhas ocorrem por causas aleatórias, externas ao sistema, tais como acidentes, liberações excessivas de energia, mau uso ou operação inadequada, e são de difícil controle. Tais falhas podem assumir diversas naturezas, como: sobrecargas, problemas externos de alimentação elétrica, vibração, impactos mecânicos, bruscas variações de temperatura, erros humanos de operação entre outros. Neste período, a melhor estratégia de manutenção é a preditiva, ou seja, monitoramento para detectar o início da fase de desgaste.
FASE DE MORTALIDADE SENIL: Depois de certo tempo, variável conforme as condições de uso e agressividade do ambiente em que o equipamento se encontra, a taxa de falhas começa a aumentar, devido ao desgaste dos componentes, corrosão, fadiga, trincas, deterioração mecânica, elétrica ou química, manutenção insuficiente. Essa fase: Mortalidade senil, representa o início do período final de vida do item e é representado pela curva crescente do gráfico. Para produzir produtos com vida útil mais prolongada, deve-se atentar para o projeto, utilizando materiais e componentes mais duráveis, um plano de inspeção e manutenção que detecte que iniciou a mortalidade senil e a previna, por substituição preventiva de itens, e supressão dos agentes nocivos presentes no meio. Neste período, a melhor estratégia de manutenção é a preventiva, ou seja, já que o equipamento irá falhar, cabe à manutenção aproveitar a melhor oportunidade para substituir ou reformar o item.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo