O ano de 2020 foi marcado por algumas tensões entre os Três ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1684805 Conhecimentos Gerais
O ano de 2020 foi marcado por algumas tensões entre os Três Poderes. Ilustramos a referida afirmação com um fragmento publicado em 17 de junho de 2020 no site da BBC: “O recente ataque com fogos de artifício por um grupo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro contra o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) trouxe à tona, de novo, a conturbada relação entre os poderes Executivo e Judiciário. (...)”.
(Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53071440. Acesso em 16 jan. 2021)

Quanto aos Três Poderes, o prefeito de Seara, Edemilson Canale e os vereadores fazem parte, respectivamente, dos seguintes poderes:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Montesquieu, filósofo francês do século XVIII, propôs a divisão dos poderes e funções de estado em três áreas, para que “o poder freie o poder". Sua ideia era evitar o abuso de poder e a concentração do mesmo nas mãos de uma pessoa só que, aliás, tenderá, segundo ele, a abusar do poder. 
A divisão de poderes, essencialmente em executivo, legislativo e judiciário é um dos fundamentos do Estado de modelo liberal proposto no ocidente a partir da Revolução Americana de 1776 e a Revolução Francesa de 1789. 
O Brasil, desde a libertação do domínio português, constitui-se essencialmente um Estado de modelo liberal, apesar de todos os problemas ao longo do processo histórico de construção e manutenção deste Estado. É garantido pelas diferentes constituições já feitas. Somente em momentos de ditaduras (Estado Novo entre 1937 e 1945 e, Regime Militar entre 1964 e 1985) a divisão tradicional de poderes não esteve em ação. 
O conhecimento acerca do movimento iluminista e história política do Brasil é fundamental para que seja compreendida e respondida a questão. No entanto, é tema do currículo de História da escola básica. Há farta bibliografia a respeito, tanto acadêmica quanto escolar. 

Entre as opções uma indica corretamente o enquadramento do prefeito e dos vereadores de uma localidade no Brasil 
A) INCORRETA- Vereadores não compõem o poder judiciário e sim o legislativo municipal 
B) INCORRETA- O prefeito é o chefe do poder executivo municipal 
C) CORRETA- O prefeito é o chefe do poder executivo municipal e os vereadores compõem o poder legislativo no mesmo nível 
D) INCORRETA- O prefeito não faz parte do poder legislativo 
E) INCORRETA – Nem o prefeito é do legislativo tampouco vereadores compõem o poder judiciário 

Gabarito do Professor: Letra C.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo