Imagem de inundação no centro de Porto Alegre em maio de 20...
Imagem de inundação no centro de Porto Alegre em maio de 2024.
Fonte: Agência Senado.
A respeito da temática da imagem, que remete à tragédia acontecida no estado do Rio Grande do Sul, tanto na capital Porto Alegre quanto em outros municípios, julgue o item a seguir.
O evento climático acontecido no Rio Grande do Sul é
bastante atípico, já que o padrão de chuvas sempre foi
de equilíbrio no período de janeiro a maio e de seca
no período de junho a dezembro.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (37)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
As mudanças climáticas têm intensificado os eventos extremos em várias regiões do mundo, e o Brasil tem enfrentado esses desafios de forma cada vez mais visível. Em maio de 2024, o estado do Rio Grande do Sul, incluindo sua capital Porto Alegre, foi gravemente afetado por enchentes e inundações que desestruturaram cidades, desalojaram milhares de pessoas e causaram mortes. Embora o estado do Rio Grande do Sul seja conhecido por um clima subtropical, caracterizado por variações sazonais, a frequência e a severidade desses eventos climáticos extremos estão aumentando, refletindo um desequilíbrio causado pelo aquecimento global e suas consequências.
O Rio Grande do Sul tem um histórico de chuvas bem distribuídas ao longo do ano, com verões úmidos e invernos mais secos, mas ainda assim, eventos extremos como inundações não são incomuns. A intensificação e a maior frequência de eventos desse tipo podem ser atribuídas a uma série de fatores, incluindo o desmatamento, a urbanização desordenada e as alterações climáticas globais. Essas inundações em Porto Alegre e em outras cidades gaúchas evidenciam a vulnerabilidade das infraestruturas urbanas e a necessidade de políticas públicas mais eficazes para mitigar os impactos de futuros desastres ambientais.
A afirmativa de que o evento climático ocorrido no Rio Grande do Sul é "atípico" por conta de um padrão climático de "equilíbrio no período de janeiro a maio e seca de junho a dezembro" está incorreta. O clima da região, sendo subtropical, é marcado por chuvas relativamente bem distribuídas durante o ano, sem uma divisão clara entre períodos de chuvas e secas. A intensidade da inundação em 2024 foi exacerbada pelas mudanças climáticas globais, mas eventos extremos, como enchentes, são possíveis em qualquer estação do ano na região.
A afirmativa está incorreta, uma vez que o clima do Rio Grande do Sul não segue um padrão rígido de chuvas e secas. A catástrofe de 2024 foi uma tragédia significativa, mas faz parte de uma série de eventos extremos que têm se tornado mais comuns devido às mudanças climáticas.
Resposta: ERRADO
Gabarito do Professor: ERRADOClique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Período de seca: Janeiro seguido de Fevereiro e Março
Período de chuva: Junho à marco
é comum acontecer isso no rs inclusive já era tragédia anunciada. é que não foi tomado providência pelo prefeito da região
Chuvas e secas nos períodos descritos são mais para o nordeste da país.
Gabarito Errado
Acertei por me recordar da enchente em chapecó e lajes!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo