A abordagem clássica da administração dá ênfase às pessoas e...
administrativo, julgue os itens a seguir.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: E - errado.
Para entender o porquê dessa alternativa ser a correta, vamos nos aprofundar um pouco na Abordagem Clássica da Administração. Esta abordagem é dividida em duas correntes principais: a Administração Científica de Frederick Taylor e a Teoria Clássica de Henri Fayol. Ambas têm em comum o foco na eficiência e na eficácia organizacional, mas com diferentes enfoques.
Taylor se concentrou principalmente no nível operacional da organização, buscando a eficiência por meio da análise e racionalização do trabalho do operário. Já Fayol dedicou-se a estudar os princípios de gestão que poderiam ser aplicados em todos os níveis da hierarquia organizacional, focando-se na estrutura e nas funções administrativas.
A ênfase, portanto, não estava nas pessoas nem em entender suas aspirações mais profundas, mas sim em estruturar e maximizar a eficiência da produção e da organização como um todo. Princípios como divisão do trabalho, hierarquia, ordem e padronização são essenciais na Abordagem Clássica.
Posteriormente, outras teorias administrativas surgiram com o foco nas pessoas, como a Teoria das Relações Humanas e a Teoria Comportamental, que sim buscaram entender e atender às necessidades e motivações dos trabalhadores, mas essas teorias são consideradas parte da Abordagem Humanística da Administração, e não da Clássica.
Portanto, compreender o contexto histórico e as ênfases de cada abordagem é vital para responder corretamente a questões como esta.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A abordagem clássica da administração dá ênfase às pessoas e objetiva conhecer as aspirações mais profundas dos indivíduos.
Correção :A abordagem clássica da administração dá ênfase à estrutura da empresa,buscando a correta distribuição dos órgãos, com base na distribuição do trabalho,autoridade,disciplina,unidade de comando,unidade de direção,subordinação dos interesses individuais , entre outros (Princípios Gerais da Administração)
Na teoria clássica, partia-se do todo organizacional e da sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas, fossem elas órgãos ou pessoas. A microabordagem no nível individual de cada operário com relação à tarefa é enormemente ampliada no nível da organização como um todo em relação a sua estrutura organizacional.
Fayol, fundador da Teoria Clássica da Administração, partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, inaugurando uma abordagem anatômica e estrutural que rapidamente suplantou a abordagem analítica e concreta de Taylor.
A ênfase às pessoas e suas aspirações foi dada pela Teoria das Relações Humanas que tiveram como grandes expoentes Mayo e Hawthorne.
Segundo o professor Rodrigo Renno (apud Daft):
Teoria Cientifica - Ênfase na tarefa - F. Taylor;
Teoria Clássica - Ênfase na estrura e no processo administrativo - Anatomia e Fisiologia organizacional - H. Fayol;
Teoria das Relações Humanas - Ênfase no elemento humano e nas suas relações - Psicologia e Sociologia - E. Mayo;
Teoria da Burocrácia - Ênfase na Estrutura - Legalidade e Racionalização - M. Weber
Era Industrial Neo Clássica: De 1950 até 1990 - Organizações Orgânicas - Sistemas Abertos
Teoria Estruturalista - Ênfase na estrutura e no ambiente - Organizações Formais e Informais - Etzione;
Teoria Neoclássica - Reafirmação relativa das proposições da abordagem clássica - P. Drucker;
Teoria Comportamental ou Beharviorista - Ênfase no comportamento humano em relação ao contexto organizacional - Maslow, Herzberg, Likert e etc...
Teoria dos Sistemas - Ênfase no ambiente - L. Von Bertalanffy;
Teoria da Contigência - Ênfase na tecnologia - Nada é absoluto tudo é relativo - Adaptação - .
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo