Lacan postula a psicose como um acidente no registro do simb...
Lacan postula a psicose como um acidente no registro do simbólico. Este acidente é a foraclusão do Nome-do-Pai no lugar do Outro, o fracasso da metáfora paterna em significar o desejo da Mãe. Em relação ao tema, é incorreto afirmar que:
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A alternativa correta é a alternativa C.
Vamos analisar o tema da questão. A questão aborda a teoria lacaniana sobre a psicose, especificamente o conceito de foraclusão do Nome-do-Pai. Segundo Lacan, a psicose ocorre devido a um "acidente" no registro simbólico, que é a foraclusão (ou rejeição primordial) do Nome-do-Pai. Esse processo está diretamente relacionado ao fracasso da metáfora paterna em significar o desejo da Mãe.
Agora, vamos justificar cada uma das alternativas:
Alternativa A: Correta. Afirma que o efeito desse prejuízo no simbólico é uma desordem no imaginário, manifestada nos fenômenos psicóticos de rupturas na cadeia significante. Essa afirmação está correta, pois a desordem no simbólico devido à foraclusão resulta em sintomas psicóticos.
Alternativa B: Correta. Afirma que um significante desconectado do simbólico retorna no real na forma de alucinações e delírios. Essa é uma concepção tradicional da teoria lacaniana, onde o que não é integrado no simbólico retorna no real como fenômenos psicóticos.
Alternativa C: Incorreta. Afirma que a consequência maior da foraclusão do Nome-do-Pai é a submissão à castração simbólica, acarretando o surgimento da função fálica. Na verdade, a foraclusão do Nome-do-Pai impede a submissão à castração simbólica, o que é essencial para a estruturação do sujeito no simbólico. Assim, a ausência da função fálica é que caracteriza a psicose.
Alternativa D: Correta. Afirma que a metáfora paterna produz como efeitos o falo como objeto imaginário e o falo como significante. Isso é coerente com a teoria lacaniana, que postula que a metáfora paterna organiza tanto o nível significante (simbólico) quanto o imaginário.
Alternativa E: Correta. Afirma que Lacan considera a castração como o ponto a partir do qual a estrutura se organiza. Isso é correto, pois para Lacan a castração simbólica é fundamental para a organização da estrutura psíquica do sujeito.
Em resumo, a alternativa C é incorreta porque ela inverte a lógica lacaniana sobre a foraclusão do Nome-do-Pai e a relação com a castração simbólica, que na verdade deveria estar ausente nas psicoses.
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