As medidas de Intervenção não Farmacológicas (INF) são medid...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1684811 Enfermagem
As medidas de Intervenção não Farmacológicas (INF) são medidas de saúde pública com alcance ambiental, comunitário e individual eficazes não somente ao combate ao Corona Vírus, mas também para o controle de outras doenças transmissíveis, especialmente as por contato de aerossóis. Dentre as medidas INF individuais temos, Exceto:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre medidas de proteção ao CoronaVírus e o controle de outras doenças transmissíveis.

As medidas de Intervenção não Farmacológicas (INF) individuais eficazes para o combate a transmissão por contato de aerossóis são: Higienização das mãos (letra A) que evita a transmissão do microrganismo de uma pessoa para outra; Etiqueta respiratória (letra B) que significa a pessoa tomar cuidado ao tossir ou espirrar; Uso de máscara facial (letra C) que evita a dispersão do microrganismo através da saliva; e Distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando (letra E) para evitar que a proximidade possibilite o contato com o microrganismo.

A medidas INF que não é eficaz é a Hidratação adequada (letra D), pois essa relaciona-se a melhora do estado geral do paciente e não a proteção de transmissão a outros.

Como a questão pedia a alternativa incorreta (exceto):

Resposta do Professor: D.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

As INF são medidas de saúde pública com alcance individual, ambiental e comunitário. As medidas individuais incluem a lavagem das mãos, a etiqueta respiratória e o distanciamento social. O distanciamento social, por sua vez, abrange o isolamento de casos, a quarentena aplicada a contatos, e a prática voluntária de não frequentar locais com aglomerações de pessoas.

Outra medida individual é o uso de máscaras, recomendado para indivíduos com infecção pelo coronavírus confirmada ou suspeita, e seus cuidadores. A OMS recomenda que pessoas assintomáticas não usem máscaras, por falta de evidência de sua efetividade para redução da transmissão da influenza, além de dar a falsa sensação de proteção. Contudo, não existem estudos sobre a efetividade do uso de máscaras por pessoas assintomáticas para prevenção da transmissão da COVID-19.

As medidas ambientais referem-se ao arejamento e exposição solar de ambientes, e à limpeza rotineira de ambientes e superfícies, procedimentos que ajudam a eliminar os vírus. O SARS-CoV-2, assim como o vírus influenza, pode permanecer estável fora do corpo humano, em aerossóis e diferentes superfícies, por até três dias, como no caso do plástico e do aço inoxidável. Deve-se ter atenção especial com a limpeza de botões de elevador, corrimãos, apoios em veículos de transporte público, maçanetas de portas, teclados de máquinas de pagamento com cartão, smartphones, estações de trabalho, entre outros objetos e superfícies que, ao estarem contaminados, podem contribuir para a propagação dos vírus.

As medidas comunitárias são ações tomadas por gestores, empregadores e/ou líderes comunitários para proteger a população. Incluem a restrição ao funcionamento de escolas, universidades, locais de convívio comunitário, transporte público, além de outros locais onde há aglomeração de pessoas, como eventos sociais, esportivos, teatros, cinemas e estabelecimentos comerciais, que não são caracterizados como prestadores de serviços essenciais.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo