Considerando as estruturas linguísticas do texto, analise a...
A crise na Venezuela, talvez o maior colapso econômico não provocado por uma guerra nas últimas quatro décadas, deu início a um dos maiores fluxos migratórios do mundo. De acordo com as Nações Unidas, até junho de 2019 mais de 4 milhões de pessoas haviam fugido do país, com uma média de 5 mil pessoas saindo por dia em 2018. Mais de 80% dos imigrantes venezuelanos ficaram em nações da América Latina ou do Caribe, muitas das quais nunca haviam lidado com migrações desse porte anteriormente.
I. A vírgula no primeiro período do texto, antes da palavra “talvez”, é facultativa, e a escolha por seu emprego relaciona-se à ênfase que se queira transmitir à palavra “Venezuela”.
II. No último parágrafo do texto, a forma verbal “têm” estabelece concordância verbal com o núcleo mais próximo do sujeito a que se refere.
III. A concordância verbal estabelecida em “A maioria dos imigrantes venezuelanos é pobre” (3º§) pode ser alterada, sendo facultativo o uso do verbo no singular ou no plural.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é B - III, apenas.
Vamos entender as razões para esta resposta e, em seguida, analisar por que as outras opções estão incorretas.
Afirmativa I: "A vírgula no primeiro período do texto, antes da palavra ‘talvez’, é facultativa, e a escolha por seu emprego relaciona-se à ênfase que se queira transmitir à palavra 'Venezuela'."
Esta afirmativa é incorreta. A vírgula antes da palavra "talvez" no trecho "A crise na Venezuela, talvez o maior colapso econômico..." não é facultativa. Ela é utilizada aqui para isolar um aposto, um elemento explicativo ou de especificação, o que torna seu uso obrigatório.
Afirmativa II: "No último parágrafo do texto, a forma verbal 'têm' estabelece concordância verbal com o núcleo mais próximo do sujeito a que se refere."
Esta afirmativa é incorreta. A forma verbal "têm" (plural) concorda não com o núcleo mais próximo, mas sim com o sujeito composto "As instituições e a opinião pública", que é plural. Portanto, a concordância aqui está correta, porém, a descrição na afirmativa está equivocada.
Afirmativa III: "A concordância verbal estabelecida em 'A maioria dos imigrantes venezuelanos é pobre' pode ser alterada, sendo facultativo o uso do verbo no singular ou no plural."
Esta afirmativa é correta. No caso de expressões partitivas como "a maioria de", a concordância pode ser feita tanto com o núcleo do sujeito (no singular) quanto com o complemento (no plural). Portanto, tanto "A maioria dos imigrantes venezuelanos é pobre" quanto "A maioria dos imigrantes venezuelanos são pobres" estão gramaticalmente corretas.
Portanto, a única afirmativa correta é a III, o que torna a alternativa B a resposta correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alguém sabe me dizer pq a II ta errada ?
gostaria de saber também pq a II está errada o.O
II- opinião está no singular, concordando no singular- tem
GAB-B
I - Emprega-se vírgulas para separar orações intercaladas e outras de caráter explicativo
II - está errada pois não concorda com o mais próximos, mas com os dois...
As instituições e a opinião pública na América Latina têm ( ELAS TÊM) Plural
Se fosse com o mais próximos seria
a opinião pública na América Latina tem (ELA TEM) Singular
III - Expressões partitivas, ou concorda com A MAIORIA, ou concorda com OS IMIGRANTES
A MAIORIA é pobre
OS IMIGRANTES Venezuelanos são pobres
O erro do II , é pq o sujeito composto antes do verbo,o verbo tem q ficar no plural.
Erros me corrijam.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo