No que diz respeito ao gerenciamento de seus recursos hídric...
novos desafios para as políticas e medidas a serem estabelecidas
no Brasil. O desempenho ambiental do país tem fortes
implicações em suas relações internacionais. Acerca desse tema,
julgue os itens que se seguem.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C (Certo)
Vamos entender melhor essa questão que trata da vulnerabilidade do Brasil em relação ao gerenciamento de recursos hídricos diante das mudanças climáticas globais e do quadro de saneamento básico precário no país.
No contexto atual, a consciência ecológica e as mudanças climáticas são temas cruciais nas políticas ambientais e relações internacionais. O Brasil, com sua vasta quantidade de recursos naturais, enfrenta desafios específicos nessa área.
Primeiramente, é importante destacar que o Brasil possui uma das maiores reservas de água doce do mundo. No entanto, a distribuição desses recursos é desigual, além de existirem problemas significativos no saneamento básico, que incluem a falta de tratamento de esgoto e de água potável em muitas regiões. Esses fatores aumentam a vulnerabilidade do país às mudanças climáticas, que podem causar secas severas ou inundações.
A alternativa correta é a letra C (Certo) porque reconhece justamente essa vulnerabilidade. A precária infraestrutura de saneamento básico no Brasil agrava a situação, pois a falta de tratamento adequado da água e esgoto pode intensificar os impactos das mudanças climáticas, afetando tanto a quantidade quanto a qualidade da água disponível.
Vamos agora analisar por que as outras alternativas seriam incorretas, se existissem:
- Se a alternativa dissesse que o Brasil não é vulnerável diante das mudanças climáticas devido ao seu grande volume de recursos hídricos, estaria incorreta. Isso porque ter uma grande quantidade de água não elimina os problemas de distribuição e de saneamento básico.
- Se a alternativa afirmasse que o Brasil está bem preparado para enfrentar as mudanças climáticas por causa de políticas de gerenciamento eficientes, também estaria errada. Apesar de existirem algumas políticas públicas e legislações ambientais, a realidade prática mostra uma deficiência significativa na implementação e fiscalização dessas políticas.
Portanto, a questão aborda de maneira adequada a realidade enfrentada pelo Brasil no gerenciamento de seus recursos hídricos e a vulnerabilidade frente às mudanças climáticas globais, especialmente devido ao quadro de saneamento básico precário que agrava a situação.
Espero que essa explicação tenha ajudado a entender melhor o tema e a justificativa da resposta correta. Se tiver mais dúvidas, estou à disposição para ajudar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
será que a questão quis dizer que a precariedade do saneamento básico reduz a disponibilidade de água potável, a qual é agravada pelas mudanças climáticas recentes? juro que eu achei essa questão ambígua e a relação causal entre "efeitos da mudança climática" e "falta de saneamento básico" bem viajada... alguém mais tem algo a dizer?
Seja pelo despejo direto ou infiltração de esgotos provenientes de fossas.
Aquele livro "Como passar no concurso da diplomacia" (também chamado por alguns de a Bíblia Verde) diz o seguinte sobre essa questão: "as prováveis mudanças climáticas do globo (entre as quais certamente se inclui o aumento dos índices pluviométricos) tornam o Brasil vulnerável, o que é ilustrado pelo fato de que, todo ano, do sul ao nordeste e passando pelo sudeste, a população sofre com desabamentos e inundações gerados pelas chuvas fortes."
com relação ao saneamento básico ser precário, creio serem 3 os principais problemas no Brasil:
1) a rede coletora (de esgoto) tem baixo alcance, ou seja, muitas casas ainda não têm coleta;
2) uma pequena proporção do que é coletado é de fato tratado;
3) há muito desperdício ao longo da rede, causado não pelos consumidores, mas pela precariedade da rede mesmo.
Será que alguém poderia explicar?
Abs!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo