Geoffrey Yeo, em seu artigo Falando sobre diferença: perce...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é A - De produção, de manutenção e de uso.
Vamos entender melhor o contexto da questão e a justificativa para a resposta correta.
Geoffrey Yeo, em seu artigo "Falando sobre diferença: percepções sobre unicidade e identidade nos arquivos", publicado na Revista Arquivo & Administração em 2011, argumenta que a distinção entre fontes arquivísticas não se dá apenas pelo contexto documentário, como era pensado anteriormente. Ele amplia essa visão ao considerar outros contextos que também contribuem para essa diferenciação.
De acordo com Yeo, os contextos que ajudam a distinguir uma fonte arquivística da outra são os contextos de produção, manutenção e uso. Vamos entender cada um deles:
Produção: Refere-se às condições e circunstâncias em que o documento foi criado. Isso inclui o propósito, o autor, o momento e o local de criação.
Manutenção: Envolve os cuidados e procedimentos aplicados ao longo do tempo para preservar e gerenciar o documento. Isso pode incluir arquivamento, digitalização, entre outros.
Uso: Diz respeito a como o documento foi e é utilizado ao longo do tempo. Os usos podem influenciar sua forma, seu estado de conservação e até mesmo interpretações e significados atribuídos a ele.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
B - De acesso, de manutenção e de forma: Embora o contexto de manutenção esteja correto, os contextos de acesso e forma não são mencionados por Yeo como fatores distintivos na percepção arquivística.
C - Da transferência, de recolhimento e de uso: A transferência e o recolhimento são etapas do ciclo de vida documental, mas não são os contextos destacados por Yeo para distinguir fontes arquivísticas.
D - De produção, de reprodução e de descarte: Apenas o contexto de produção está correto aqui. A reprodução e o descarte não são os contextos considerados por Yeo para a distinção de fontes arquivísticas.
E - Da reprodução, de descarte e de classificação: Novamente, nenhum desses contextos (reprodução, descarte e classificação) é apontado por Yeo como relevante para distinguir uma fonte arquivística da outra.
Entender esses contextos é fundamental para uma visão mais ampla e precisa da Arquivologia, pois ajuda a reconhecer a complexidade e a riqueza das fontes arquivísticas, muito além do mero contexto documentário inicial.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo