Considerando as características das paredes celulares de pla...
Na parede celular de algumas bactérias pode-se encontrar lipopolissacarídeo — endotoxina capaz de estimular uma resposta do sistema imunológico do hospedeiro.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Alternativa C - Certo
A questão aborda as características das paredes celulares específicas de diferentes organismos: plantas, fungos e bactérias. Para resolvê-la, é necessário ter conhecimento sobre a composição e a função dessas paredes celulares.
Bactérias: A parede celular das bactérias é formada por uma estrutura chamada peptidoglicano. Em bactérias Gram-negativas, além do peptidoglicano, a parede celular possui uma camada externa composta de lipopolissacarídeos (LPS). O LPS é uma endotoxina que pode desencadear respostas imunológicas no hospedeiro, como febre e inflamação.
Plantas: A parede celular das plantas é composta principalmente por celulose, hemicelulose e pectina. Estas substâncias conferem rigidez e suporte estrutural às células vegetais.
Fungos: Nos fungos, a parede celular é composta principalmente por quitina, glucanos e proteínas. Esta composição é diferente tanto das plantas quanto das bactérias.
A alternativa correta é a C porque a afirmação de que na parede celular de algumas bactérias (especificamente, as Gram-negativas) pode-se encontrar lipopolissacarídeo é verdadeira. Este lipopolissacarídeo (LPS) funciona como uma endotoxina, capaz de estimular uma resposta do sistema imunológico do hospedeiro. Este conhecimento é fundamental para compreender como algumas bactérias podem causar doenças e como o sistema imunológico responde a essas infecções.
As alternativas incorretas seriam aquelas que negassem a presença do lipopolissacarídeo nas paredes celulares das bactérias Gram-negativas ou que atribuíssem essa característica a outros tipos de organismos que não as bactérias.
Dicas de Estudo: Para aprofundar-se no tema, revise os tópicos de microbiologia que tratam da composição da parede celular de diferentes organismos. Entender as diferenças estruturais e funcionais entre as paredes celulares de plantas, fungos e bactérias ajudará a responder questões semelhantes no futuro.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Lipopolissacarídeos (LPS) são mediadores chave da inflamação. Devido a sua habilidade em ativar o sistema de defesa inata do hospedeiro, tem sido considerada uma importante molécula capaz de alertar o sistema imune sobre o potencial de infecção bacteriana. Embora seja uma molécula altamente conservada, LPS contém importantes diferenças estruturais entre diferentes espécies bacterianas que podem alterar significativamente as respostas do hospedeiro.
Endotoxinas são componentes lipopossacrideos da membrana externa de bactérias gram-negativas. Ao contrário das exotoxinas, as endotoxinas são liberadas somente quando a bactéria morre e suas paredes celulares se decompõem. Enquanto as exotoxinas, são proteínas secretadas por certas bactérias e outros organismos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo