A história do Carnaval de Salvador mostra o aparecimento do...

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Q186821 Sociologia
A história do Carnaval de Salvador mostra o aparecimento do Ilê Aiyê, em meados dos anos 1970, como um fenômeno decisivo. O Ilê Aiyê é elemento central da chamada “reafricanização” da folia baiana, denominando-se bloco afro. Muitos blocos afros surgiram depois dele, buscando também tematizar a cultura africana e o orgulho negro. Dentre eles se tornaram conhecidos nacionalmente o Olodum e o AraKetu..

A partir do texto, identificam-se
Alternativas

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A alternativa correta é a Alternativa A: elementos da arte e da cultura afro-brasileira e o resgate dessa cultura.

O tema central da questão é a importância da reafricanização no Carnaval de Salvador, especialmente através do surgimento dos blocos afros, como o Ilê Aiyê, Olodum e AraKetu. Vamos entender cada uma das alternativas para justificar qual é a correta e por que as outras estão incorretas.

Alternativa A: elementos da arte e da cultura afro-brasileira e o resgate dessa cultura.

Essa é a resposta correta porque o texto destaca claramente o papel do Ilê Aiyê e outros blocos afro na "reafricanização" da folia baiana. O termo "reafricanização" indica um esforço consciente para resgatar e valorizar a cultura africana dentro do contexto do Carnaval de Salvador. Os blocos afros mencionados não apenas trazem elementos da arte e cultura afro-brasileira, mas também promovem o orgulho negro.

Alternativa B: termos africanos que não dizem respeito à cultura brasileira.

Essa alternativa está incorreta. Os blocos afros e seus nomes não são apenas termos africanos isolados, mas fazem parte integral da cultura brasileira, especialmente na Bahia. Eles representam a fusão e a influência africana na cultura brasileira.

Alternativa C: desvalorização da reafricanização como elemento da cultura brasileira.

Essa alternativa está incorreta porque o texto não sugere em nenhum momento uma desvalorização da reafricanização. Pelo contrário, ele destaca a importância e a influência positiva desses movimentos culturais.

Alternativa D: elementos culturais de um povo que se manifesta eminentemente por meio da música e da arte.

Embora essa alternativa esteja parcialmente correta ao mencionar a música e a arte como manifestações culturais, ela é insuficiente porque não aborda diretamente o aspecto do resgate da cultura afro-brasileira e o orgulho negro, que são centrais no texto.

Alternativa E: elementos culturais que caracterizam a discriminação da cultura africana.

Essa alternativa está incorreta. O texto não fala sobre discriminação, mas sim sobre a valorização e o resgate da cultura africana através dos blocos afros. A intenção é destacar a contribuição positiva e o fortalecimento da identidade afro-brasileira.

Para resolver essa questão, é importante entender o conceito de reafricanização e como movimentos culturais, como os blocos afros, têm desempenhado um papel crucial na valorização e no resgate da cultura afro-brasileira, especialmente no contexto do Carnaval de Salvador.

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elementos da arte e da cultura afro-brasileira e o resgate dessa cultura.

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