A maior parte dos acidentes de trânsito é causada por falhas...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1687481 Legislação de Trânsito
A maior parte dos acidentes de trânsito é causada por falhas humanas. E quando o condutor causa acidente pela má conservação do veículo e falta de cuidados com a segurança, esta falha é definida, no assunto de Direção Defensiva, como:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão apresentada, que aborda um tema importante em Direção Defensiva: as falhas humanas que podem causar acidentes de trânsito.

Interpretação do enunciado: A questão fala sobre acidentes causados pela má conservação do veículo e falta de cuidados com a segurança, classificando esta falha específica. A alternativa correta é a que define essa falha no contexto de Direção Defensiva.

Tema jurídico e legislação aplicável: A questão está relacionada ao conceito de negligência no trânsito. Embora o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não defina explicitamente negligência, ele estabelece normas de segurança veicular que, se não seguidas, podem ser interpretadas como negligência.

Alternativa correta: B - Negligência. Essa alternativa é correta porque negligência refere-se à falta de atenção ou cuidado necessário que resulta em danos. No contexto de trânsito, negligência seria não manter o veículo em boas condições de segurança.

Exemplo prático: Um motorista que não verifica regularmente o estado dos freios de seu carro e, por isso, acaba causando um acidente, está agindo com negligência.

Explicação das alternativas incorretas:

A - Imprudência: Este termo se refere a ações realizadas de forma precipitada ou sem cautela, como ultrapassar em local proibido. Não se aplica à falta de manutenção do veículo.

C - Imperícia: Relaciona-se à falta de habilidade técnica ou conhecimento para realizar uma tarefa, como dirigir sem saber manusear corretamente o veículo. Não é o caso aqui, pois a questão trata de manutenção.

D - Infração: Embora uma má conservação do veículo possa levar a uma infração de trânsito, a questão específica não se refere diretamente a infrações, mas sim ao tipo de falha humana.

E - Falta de Respeito: Este não é um termo técnico dentro da legislação de trânsito e não se enquadra no contexto de falhas de segurança veicular.

Estratégia para evitar pegadinhas: Preste atenção nas definições de cada termo. Associe prudência, perícia e manutenção às suas definições exatas para não cair em armadilhas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alternativa letra B

Negligência é quando você não faz o que DEVERIA fazer. Difere da imprudência, que é quando você faz o que NÃO deveria fazer. A imperícia, por sua vez, é a falta de conhecimentos técnicos

O condutor causa acidente pela má conservação do veículo e falta de cuidados com a segurança, esta falha é definida, no assunto de Direção Defensiva, como:

NEGLIGÊNCIA: Ocorre quando o condutor age com desleixo, quer com seu carro, quer com seu próprio bem-estar.

IMPRUDÊNCIA: Ocorre quando o condutor deixa de respeitar qualquer norma, procedimento ou técnica que lhe ofereça segurança.

IMPERÍCIA: Ocorre quando o condutor é imperito na prática da direção e todos os conceitos e habilidades que ela envolve.

Alternativa: letra B

Gabarito B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo