Julgue o próximo item, com relação a choque cardiogênico e a...
Julgue o próximo item, com relação a choque cardiogênico e avaliação hemodinâmica.
A dopamina deve ser preferida como terapia de primeira
linha em caso de infarto agudo do miocárdio com choque
cardiogênico, dados os seus efeitos hemodinâmicos mais
sustentados e arritmogênicos menos agressivos quando
comparada a outros vasopressores.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Errado (E)
O enunciado afirma que a dopamina deve ser preferida como terapia de primeira linha em caso de infarto agudo do miocárdio com choque cardiogênico. No entanto, essa afirmação está incorreta.
O choque cardiogênico é uma condição crítica onde o coração não consegue bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo, frequentemente resultante de um infarto agudo do miocárdio. O manejo hemodinâmico adequado é essencial para melhorar a perfusão e estabilizar o paciente.
Embora a dopamina possa ser usada para suporte hemodinâmico, ela não é a droga de primeira escolha para choque cardiogênico pós-infarto. Isso se deve a seus efeitos arritmogênicos, que podem ser mais pronunciados em pacientes com disfunção cardíaca. Além disso, a dopamina tem um perfil de efeitos hemodinâmicos que podem não ser os mais desejáveis para todos os pacientes, especialmente aqueles com riscos de arritmias.
Na prática clínica, a norepinefrina é frequentemente recomendada como primeira linha para o tratamento do choque cardiogênico, devido ao seu melhor perfil de segurança em relação à indução de arritmias e à eficácia em aumentar a perfusão sem causar taquicardia significativa.
Portanto, a afirmação de que a dopamina deve ser preferida por seus efeitos menos arritmogênicos é errada, pois, na verdade, ela pode induzir mais arritmias do que outros agentes como a norepinefrina.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo