Leia o excerto: "Não é apenas uma região de refúgio diante ...
Leia o excerto:
"Não é apenas uma região de refúgio diante das guerras, mas também pode oferecer soluções para problemas globais em energia, segurança alimentar, biodiversidade, conhecimento e na construção de políticas públicas com enfoque em direitos humanos."
A respeito do uso da conjunção adversativa mas, pode-se afirmar que, no excerto:
I. Ela relaciona duas ideias opostas, tratando-se de uma oração coordenada adversativa.
II. Ela carrega o sentido enfático da conjunção aditiva e e exerce a função de adição e não de adversidade, posto que compõe a série "Não é apenas... mas também...".
III. Ela pode ser facilmente substituída por qualquer outra conjunção adversativa porque todas podem assumir o valor de adição.
IV. Por compor uma locução conjuntiva, o mas pode ser substituído por como, sem prejuízo no sentido.
É o correto o que se afirma em:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
No elaborado três, a resposta é incorreta, pois nem todas as orações adversativas podem ser substituídas por adição.
Tá certo, confia
Oxente negaaaa
A única alternativa plausível de ser a opção certa é a opção A: I. Ela relaciona duas ideias opostas, tratando-se de uma oração coordenada adversativa.
Obs: Se vc trocar por qualquer outra conjunção adversativa por uma aditiva vc vai mudar o sentido da oração, logo, a opção 3 está incorreta
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo