A clareza de um expediente oficial está intrinsecamente rela...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q292087 Redação Oficial
No que tange à redação de documentos oficiais, julgue os itens a
seguir.
A clareza de um expediente oficial está intrinsecamente relacionada à formalidade e à padronização, que permitem a imprescindível uniformidade do texto; à concisão, que elimina os excessos linguísticos que nada lhe acrescentam; à impessoalidade, que evita a duplicidade de interpretações; ao emprego do padrão culto de linguagem, que deve ser de entendimento geral, de forma a se evitar o uso de vocábulos de circulação restrita.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Corretíssimo.
 Ao elaborar uma exposição de motivos, tenha presente que a atenção aos requisitos básicos da redação oficial (clareza, concisão, impessoalidade, formalidade, padronização e uso do padrão culto de linguagem) deve ser redobrada. A exposição de motivos é a principal modalidade de comunicação dirigida ao Presidente da República pelos Ministros. Além disso, pode, em certos casos, ser encaminhada cópia ao Congresso Nacional ou ao Poder Judiciário ou, ainda, ser publicada no Diário Oficial da União, no todo ou em parte.

Marquei o item como errado por entender estar trocada as características de impessoalidade e clareza.
Para mim, clareza é o "que evita a duplicidade de interpretações" e impessoalidade é "está intrinsecamente relacionada à formalidade e à padronização". Dessa forma me parece lógico. Porém o item foi dado como certo no gabarito preliminar e não consta qualquer justificativa de alteração dele no site do CESPE.
Pesquisando o Manual de Redação Oficial encontrei o seguinte:

1.4. Concisão e Clareza
(...)
A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial, conforme já sublinhado na introdução deste capítulo. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. No entanto a clareza não é algo que se atinja por si só: ela depende estritamente das demais características da redação oficial. Para ela concorrem:

        a) a impessoalidade, que evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto;

        b) o uso do padrão culto de linguagem, em princípio, de entendimento geral e por definição avesso a vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão;

        c) a formalidade e a padronização, que possibilitam a imprescindível uniformidade dos textos;

        d) a concisão, que faz desaparecer do texto os excessos lingüísticos que nada lhe acrescentam.

Errei pelo mesmo motivo do colega acima e ainda acho que ocorreu uma troca entre o emprego de padrão culto da linguagem por clareza:

- "ao emprego do padrão culto de linguagem, que deve ser de entendimento geral, de forma a se evitar o uso de vocábulos de circulação restrita." ( Não seria CLAREZA )

- " 
A clareza de um expediente oficial está intrinsecamente relacionada à formalidade e à padronização, que permitem a imprescindível uniformidade do texto; ( isto nao seria EMPREGO DO PADRÃO CULTO DE LINGUAGEM )

Se alguém puder esclarecer , eu agradeço 

Concordo com os colegas acima...

Impessoalidade evitar duplicidade é bem forçado...

Mas...CESPE é cespe...
Ao resposnder esta questão, tomei a impessoalidade como o ato de dirigir a fala a todos os ouvintes. A formalidade ficou, então, incumbida de seguir as formas de tratamento e outros cliches.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo