Em ofício dirigido a uma senadora e cujo signatário seja um ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q65971 Redação Oficial
A respeito da redação de expediente, julgue os próximos itens.

Em ofício dirigido a uma senadora e cujo signatário seja um diretor de um órgão público, deverão ser empregados o vocativo "Senhora Senadora," e o pronome de tratamento "Vossa Excelência", devendo estar flexionados no feminino os adjetivos que se refiram à destinatária, como se verifica no seguinte enunciado: "Vossa Excelência ficará satisfeita ao saber que foi indicada para presidir a sessão."
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ITEM CERTO

A concordância com o pronome de tratamento vossa excelência se faz na terceira pessoa.

CERTO

Segundo o Manual de Redação da Presidencia da República:

Da mesma forma, os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa: "Vossa Senhoria nomeará seu substituto" (e não "Vossa ... vosso...").

Já quanto aos adjetivos referidos a esses pronomes, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução. Assim, se nosso interlocutor for homem, o correto é "Vossa Excelência está atarefado", "Vossa Senhoria deve estar satisfeito"; se for mulher, "Vossa Excelência está atarefada", "Vossa Senhoria deve estar satisfeita".
 

Obs: em comunicações dirigidas aos 'Chefes de Poder' o vocativo a ser empregado é 'Excelentíssimo Senhor', seguido do cargo respectivo:
ex: Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional,

Certo, pois com pronomes de tratamento ocorre concordância ideológica(silepse). A concordância é feita com a ideia, o sentido - não com a forma gramatical da palavra. No casso de pronome de tratamento ocorre silepse de gênero.

Minha dúvia é quanto ao uso de " senhora senadora", isto é cooreto? me parece errado na questão.  

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo