Os acidentes do trabalho graves e fatais no Brasil represent...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q843194 Segurança e Saúde no Trabalho

Os acidentes do trabalho graves e fatais no Brasil representam um papel relevante nas causas de mortalidade no país.


A respeito da epidemiologia desse evento, tem-se que a(s)

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: D

A questão aborda a epidemiologia dos acidentes de trabalho graves e fatais no Brasil, um tema crítico em Saúde Ocupacional. O candidato precisa compreender como esses acidentes estão distribuídos entre diferentes grupos demográficos e ocupacionais.

Justificativa da Alternativa Correta:

A alternativa D está correta porque menciona que há uma alta concentração de acidentes fatais em alguns grupos de ocupações, conforme a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Essa concentração reflete a presença de atividades mais perigosas em certos setores, como a construção civil e a indústria, onde os riscos são inerentes ao trabalho realizado.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - Embora muitos acidentes envolvam homens, a justificativa de que isso ocorre independentemente da atividade não é precisa. A presença masculina é maior em setores de alto risco, como a construção civil, mas a atividade desempenhada tem papel crucial na exposição ao perigo.

B - A faixa etária acima dos 40 anos não necessariamente apresenta maior mortalidade por acidentes de trabalho devido a comorbidades, mas sim pelo acúmulo de experiência que pode reduzir riscos. Os jovens, muitas vezes, estão mais expostos a acidentes pela falta de experiência.

C - Há sim estudos que mostram que o estado civil pode influenciar na exposição a riscos, pois pessoas casadas podem evitar trabalhos mais perigosos devido às responsabilidades familiares, portanto, afirmar que não há predomínio é uma simplificação.

E - Embora a construção civil seja um setor com alta prevalência de acidentes fatais, o setor de saúde não é o principal em mortalidade por acidentes de trabalho. O setor de saúde tem riscos biológicos relevantes, mas geralmente menos acidentes fatais comparados ao setor de construção.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta: D

A questão aparentemente baseou-se no artigo "Epidemiologia dos acidentes do trabalho fatais em área metropolitana da região sudeste do Brasil, 1979-1989, disponível em https://www.scielo.br/j/rsp/a/CJyHGPX9SwdzVhjm86YhdkL.

.

Seguem alguns trechos que podem fundamentar o erro ou acerto das alternativas:

A maioria dos acidentes atingiu grupo de trabalhadores jovens: dois terços das vítimas fatais tinham menos de 40 anos, entre eles 17 menores de idade (3,6%).

A maior incidência de óbitos na faixa etária de 15 a 35 anos poderia ser atribuída à elevada participação desta faixa etária na força de trabalho e, em especial, naquelas atividades com maior grau de risco13. Na presente casuística, a distribuição foi semelhante entre os diversos ramos de atividade, inclusive naqueles com risco mais elevado.

O interesse em verificar a distribuição dos acidentes do trabalho fatais segundo o estado civil, determinando a proporção de trabalhadores casados, foi o de procurar estimar o impacto desses acidentes com relação aos seus dependentes. Considerando-se que 75,6% das vítimas eram casadas, pode-se imaginar as repercussões em nível familiar, social e econômico representadas por essas perdas.

Os "acidentes por veículo a motor" sendo responsáveis, na presente casuística, por mais da metade de todas as causas externas de óbito, serão analisados posteriormente. Além disso, o ramo de atividade "serviços de transporte" contribuiu com 15% de total dos acidentes.

A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) é um documento que retrata a realidade das profissões do mercado de trabalho brasileiro. Foi instituída com base legal na Portaria nº 397, de 10.10.2002.

qual o erro da letra "e"?

O erro da letra "E" está relacionado ao que se pergunta: EPIDEMIOLOGIA. Na construção temos mortes instântaneas, não relacionado a epidemiologia.

Cesgranrio elabora questão com respostas não tão profundas, prefere resposta com explanação geral da matéria, resguardando-se para não caber recurso

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo