As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede reg...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1978864 Saúde Pública
As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, conforme dispõe a Constituição Federal de 1988. Acerca do assunto, assinale a alternativa que não apresenta uma diretriz do sistema único.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é sobre as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, conforme estabelecido pela Constituição Federal de 1988. O SUS é um sistema de saúde público que deve ser acessível a todos os cidadãos, organizado de forma que as ações e serviços sejam integrados em uma rede regionalizada e hierarquizada.

A alternativa D - Equidade na forma de participação no custeio é a correta neste contexto, pois não representa uma diretriz do SUS. As diretrizes do SUS, de acordo com a Constituição, são: universalidade do acesso, integralidade da assistência, descentralização político-administrativa, e participação da comunidade. A equidade no custeio não é uma diretriz, mas sim um princípio relacionado à forma de organização do financiamento do sistema, não diretamente ligado às diretrizes estabelecidas.

Vamos analisar as outras alternativas:

A - Participação da comunidade: Esta é uma diretriz do SUS, que destaca a importância do envolvimento da população na formulação e controle das políticas públicas de saúde.

B - Atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais: Também é uma diretriz, que garante que os serviços de saúde oferecidos pelo SUS sejam completos e integrem tanto a prevenção quanto o tratamento de doenças.

C - Descentralização, com direção única em cada esfera de governo: Esta diretriz estabelece que a gestão do SUS deve ser descentralizada, permitindo que cada esfera de governo (federal, estadual e municipal) seja responsável pela gestão dos serviços de saúde em seu âmbito.

Para resolver questões como esta, é importante entender as diretrizes e princípios que regem o sistema de saúde, conforme a legislação brasileira. Isso ajuda a identificar rapidamente as opções que não se alinham com o que é previsto oficialmente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 198 da CRFB

Letra D: ERRADA. É UM OBJETIVO DA SEGURIDADE SOCIAL.

Mnemônico para diretrizes do sus na constituição é o "DAP"

As diretrizes do SUS são, portanto, o conjunto de recomendações técnicas e organizacionais voltadas para problemas específicos, produzidas pelo Ministério da Saúde, com o concurso de especialistas de reconhecido saber na área de atuação, de abrangência nacional, e que funcionam como orientadores da configuração geral do sistema em todo o território nacional, respeitadas as especificidades de cada unidade federativa e de cada município.

O Sistema Único de Saúde (SUS), criado pela Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, também chamada de "Lei Orgânica da Saúde", é a tradução prática do princípio constitucional da saúde como direito de todos e dever do Estado e estabelece, no seu artigo 7o, que "as ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios:

  1. universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência;
  2. integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
  3. preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral;
  4. igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie;
  5. direito à informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde;
  6. divulgação de informações quanto ao potencial dos serviços de saúde e a sua utilização pelo usuário;
  7. utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática;
  8. participação da comunidade;
  9. descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo:
  10. a) ênfase na descentralização dos serviços para os municípios;
  11. b) regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde;
  12. integração em nível executivo das ações de saúde, meio ambiente e saneamento básico;
  13. conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na prestação de serviços de assistência à saúde da população;
  14. capacidade de resolução dos serviços em todos os níveis de assistência; e
  15. organização dos serviços públicos de modo a evitar duplicidade de meios para fins idênticos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo