Paciente de 45 anos, sexo feminino, se apresenta ao médico ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2041313 Medicina
Paciente de 45 anos, sexo feminino, se apresenta ao médico referindo fadiga. Não há relato de disfagia ou emagrecimento. Ela possui história prévia de hipotireoidismo e hipertensão arterial, fazendo uso de maleato de enalapril 10mg VO duas vezes ao dia e 75mcg/dia de l-tiroxina.
No exame físico apresenta palidez mucosa e a língua parece desprovida de pápulas. O hemograma completo apresentou: hemoglobina = 7,8g/dl; VCM = 122fl (n = 80 a 94); leucometria = 3.550 células/mm³ com 45% de neutrófilos; plaquetas = 120.000/mm³ (n = 150.000 a 450.000).
Dentre as alternativas abaixo, o diagnóstico mais provável para este caso é:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Com base nos dados fornecidos, o diagnóstico mais provável para este caso é anemia perniciosa (alternativa B). A paciente apresenta sinais de anemia, como a baixa hemoglobina e VCM elevado, mas sem relato de disfagia ou emagrecimento, o que elimina a possibilidade de um câncer gástrico. Além disso, a deficiência de ferro também é improvável, já que a paciente utiliza suplemento de L-tiroxina, o que pode levar a um aumento da absorção intestinal de ferro. Já a anemia hemolítica autoimune e a deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase não apresentam relação com os dados clínicos e laboratoriais apresentados. A língua desprovida de pápulas pode ser um sinal de glossite atrófica, que é uma manifestação comum na anemia perniciosa. Além disso, a história prévia de hipotireoidismo também pode aumentar a suspeita de anemia perniciosa, já que pacientes com essa condição têm maior risco de desenvolver essa deficiência de vitamina B12. O diagnóstico deve ser confirmado por exames complementares, como a dosagem de vitamina B12 e a pesquisa de anticorpos contra células parietais gástricas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo