A música erudita brasileira ainda hoje é um campo majoritari...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2021 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2021 - UFMT - Músico Soprano |
Q1806975 Artes Plásticas
A música erudita brasileira ainda hoje é um campo majoritariamente masculino. Segundo Tania Mello Neiva (2006, p. 137), “em termos quantitativos, há poucas mulheres no cenário atual da composição musical erudita brasileira. Em média, as mulheres representam cerca de 10% a 14% do total de compositores brasileiros dos principais espaços do campo”.
A coluna da esquerda apresentada compositoras brasileiras de música erudita e a coluna da direita, informações acerca de cada uma. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1. Chiquinha Gonzaga

 

 ( ) Nasceu no Rio de Janeiro. É pianista, compositora e foi professora titular de composição da Escola de Música da UFRJ. É membro do grupo Música Nova e fundadora da ANPPOM.


2. Esther Scliar

  ( ) Compositora, pianista e regente carioca. Destaca-se na história da cultura brasileira pelo seu pioneirismo. Atuou no ambiente musical do Rio de Janeiro e foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil.



3. Maria Helena Rosa Fernandes

 

 ( ) Nasceu em Minas Gerais e começou sua carreira como educadora musical, mas atuou também como regente coral, pianista e compositora. Compôs as óperas “Marilia de Dirceu” e “Anita Garibaldi”.



4. Marisa Rezende

                                               

 ( ) Nasceu em Porto Alegre (RS), mas muda-se para o Rio de Janeiro para estudar música. Atuou como pianista e regente de coro e desenvolveu importante carreira como compositora.

 



Marque a sequência correta. 



Alternativas