Sobre algumas das influências que se refletem em uma série d...
Leia atentamente o texto e responda à questão.
Não se pode ignorar o fato de que “as notas escritas por um compositor não existem em um vácuo; elas foram concebidas com uma certa sonoridade em mente, e essa sonoridade seria, naturalmente, aquela com a qual ele se familiarizava” (NEWTON, 1984, p. 3). “Um compositor do passado concebia suas obras em termos de sonoridades musicais da sua época, como faz um compositor do século XX” (DART, 2000, p. 27). Assim como as formas e os estilos musicais, as sonoridades também mudaram ao longo da história. A prática da música coral sofreu influências temporais, geográficas e próprias da individualidade dos vários compositores.
I- Em que circunstâncias e para que tipo de público a obra foi escrita, e o significado do texto e as formas regionais de pronúncia desse texto. II- As possíveis condições acústicas das salas de concerto, bem como o tipo e o tamanho dos grupos vocais e instrumentais para os quais a obra foi composta. III- O sistema e o padrão local de afinação e a “cor sonora” das vozes e dos instrumentos, e as variações de métrica, fraseado, articulação e dinâmica. IV- A sonoridade e a construção do processo interpretativo calcadas nas gravações encontradas nas plataformas digitais de música.
São aspectos a serem considerados nesse processo: