Maria da Conceição traz João, um lactente de 30 dias, à UBS...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1666720 Medicina
Maria da Conceição traz João, um lactente de 30 dias, à UBS, pois está preocupada com o “ronco” que seu filho está produzindo desde os primeiros dias de vida. O médico, então, examina a criança e confirma que há um estridor inspiratório. Ao colocá-la na posição supinada, há piora do estridor. Observa, ainda, leve esforço respiratório. Considerando as informações clínicas e a faixa etária do paciente, qual o diagnóstico mais provável para o caso?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central da Questão:

A questão aborda a identificação de condições respiratórias em lactentes, particularmente aquelas que causam estridor inspiratório. Para resolver a questão, é necessário ter conhecimento sobre as características e causas do estridor em recém-nascidos, bem como as condições que são mais comuns nessa faixa etária.

Alternativa Correta: C - Laringomalácia

A laringomalácia é a principal causa de estridor em lactentes. É uma condição congênita onde há uma frouxidão das estruturas laríngeas, principalmente a epiglote, que provoca obstrução parcial das vias aéreas durante a inspiração. Isso explica o estridor inspiratório observado no bebê e sua piora ao deitar de costas (posição supinada), pois essa posição pode agravar a obstrução das vias aéreas. Além disso, é comum notar um leve esforço respiratório, devido à dificuldade em manter as vias aéreas abertas.

Justificativa das Alternativas Incorretas:

A - Anel vascular: Essa condição envolve compressão extrínseca das vias aéreas por vasos sanguíneos, mas é menos comum e geralmente se manifesta com sintomas mais severos e contínuos, ao invés de estridor que piora na posição supinada.

B - Bronquiectasia: Essa é uma condição crônica caracterizada pela dilatação anormal dos brônquios, levando a infecções respiratórias recorrentes e acúmulo de secreções. Não é uma condição típica em lactentes e não estaria associada ao estridor inspiratório desde o nascimento.

D - Traqueomalácia: Assim como a laringomalácia, a traqueomalácia envolve fraqueza das vias aéreas, mas afeta a traqueia. O estridor em traqueomalácia geralmente é mais evidente durante a expiração, ao contrário do caso apresentado, onde o estridor é inspiratório.

Portanto, com base nos dados clínicos fornecidos, a laringomalácia é o diagnóstico mais provável para o lactente apresentado na questão.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

De acordo com as informações clínicas e a faixa etária do paciente, o diagnóstico mais provável para o caso é Laringomalácia, que é uma condição comum em lactentes que pode causar estridor inspiratório. A posição supina pode piorar o estridor, o que é consistente com essa condição. Além disso, o leve esforço respiratório também é um sintoma comum de Laringomalácia. Anel vascular, bronquiectasia e traqueomalácia são menos prováveis, considerando as informações fornecidas na questão. É importante lembrar que apenas um médico pode fazer um diagnóstico preciso e que é fundamental buscar atendimento médico nesses casos para um tratamento adequado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo