Homem de 55 anos portador de diabetes mellitus é levado pelo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2041322 Medicina
Homem de 55 anos portador de diabetes mellitus é levado pelos familiares à unidade de pronto atendimento com história de vômitos e desorientação. Apresenta palidez cutânea e hálito urêmico. Os exames de sangue feitos de urgência mostram: glicose = 165mg/dl; ureia = 156mg/dl; creatinina = 7,2mg/dl; Na = 130mmol/l; K = 7,8mmol/l; Cl = 94mmol/l; e HCO3 = 12mmol/l. O ECG apresenta complexos QRS algo alargados.
Qual dos medicamentos abaixo é o de escolha para antagonizar os efeitos cardíacos do distúrbio eletrolítico encontrado no paciente, enquanto aguarda o tratamento dialítico?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central desta questão é o manejo de distúrbios eletrolíticos em pacientes com insuficiência renal aguda, particularmente a hipercalemia (nível elevado de potássio no sangue) e suas complicações cardíacas. Para responder a essa questão, é necessário compreender os efeitos do potássio elevado no coração e como tratá-los de forma aguda, até que medidas mais definitivas, como a diálise, possam ser realizadas.

A alternativa correta é a D - gluconato de cálcio.

Justificativa da alternativa correta:

O gluconato de cálcio é administrado para estabilizar as membranas celulares do miocárdio em casos de hipercalemia grave, reduzindo o risco de arritmias potencialmente fatais. No enunciado, o paciente apresenta um potássio de 7,8 mmol/L, que é significativamente elevado, e complexos QRS alargados no ECG, sinalizando risco aumentado de arritmia. O cálcio atua rapidamente para neutralizar os efeitos do excesso de potássio sobre o coração.

Análise das alternativas incorretas:

  • A - lidocaína: Este medicamento pode ser usado em algumas arritmias ventriculares, mas não é adequado para antagonizar os efeitos do potássio elevado.
  • B - adenosina: Utilizado principalmente para tratar taquicardias supraventriculares, não tem efeito na hipercalemia.
  • C - amiodarona: Outra medicação para arritmias, mais focada em arritmias complexas ou refratárias, mas sem papel na estabilização aguda na hipercalemia.
  • E - sulfato de magnésio: Utilizado principalmente para tratar torsades de pointes e algumas outras condições cardíacas específicas, mas não para hipercalemia.

Entender qual medicação usar para estabilizar as membranas cardíacas em um quadro de hipercalemia crítica é essencial na prática clínica, especialmente em pacientes com insuficiência renal. Esta questão testa sua capacidade de aplicar esse conhecimento em um cenário realista.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa D - gluconato de cálcio. O paciente apresenta hipercalemia grave, que pode ser fatal se não tratada rapidamente. O gluconato de cálcio antagoniza os efeitos cardíacos da hipercalemia, reduzindo a despolarização das membranas celulares e aumentando a estabilidade da membrana. O cálcio não elimina o excesso de potássio, mas permite que o coração continue funcionando normalmente enquanto o tratamento definitivo é realizado. A lidocaína, adenosina e amiodarona são usadas para tratar arritmias cardíacas, mas não são eficazes para tratar hipercalemia. O sulfato de magnésio é usado para tratar hipomagnesemia e pré-eclâmpsia.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo