Em relação a inervação da cavidade oral, o nervo trigêmeo é ...
Em relação a inervação da cavidade oral, o nervo trigêmeo é a fonte primária de inervação da cavidade oral. O nervo trigêmeo subdivide-se em três divisões principais, são elas:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é a inervação da cavidade oral, com foco no nervo trigêmeo. Para resolver essa questão, é necessário entender que o nervo trigêmeo é o quinto nervo craniano responsável pela sensibilidade da face e controle motor de alguns músculos. Ele se divide em três ramos principais, que são essenciais para a função oral.
A alternativa correta é a Alternativa B: Oftálmico, maxilar e mandibular.
Agora, vamos justificar por que esta é a opção correta:
- Oftálmico: Este é o primeiro ramo do nervo trigêmeo, responsável por inervar a região superior da face, incluindo a testa e os olhos.
- Maxilar: Este é o segundo ramo, que inerva a parte média da face, incluindo o palato e a parte superior da cavidade oral.
- Mandibular: Este é o terceiro ramo, responsável pela inervação da mandíbula, ou seja, a parte inferior da cavidade oral.
Examinando as alternativas incorretas:
- A - Zigomático, frontal, occipital: Esses termos não representam divisões do nervo trigêmeo. O zigomático é um osso facial, frontal está relacionado à região da testa, e occipital à parte posterior da cabeça.
- C - Maxilar inferior, mandibular superior, nasal: Não são divisões do nervo trigêmeo. O "maxilar inferior" e "mandibular superior" não são termos anatômicos corretos, e o nasal refere-se à cavidade nasal.
- D - Parietal, temporal, maxilar: Parietal e temporal são ossos do crânio e não divisões do nervo trigêmeo. Maxilar é uma parte correta, mas não completa a resposta.
- E - Vômer, zigomático, esfenoide: Esses são ossos faciais e não divisões do nervo trigêmeo.
Com essas explicações, você pode compreender melhor como o nervo trigêmeo se divide e sua importância na inervação da cavidade oral. Pratique mais questões e continue se aprofundando nesse tema!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo