A fim de garantir, de modo duradouro e estável, o acesso a s...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (13)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: C - requisito não funcional, requisito funcional e metadado.
Vamos entender melhor a questão e as alternativas, analisando o que cada termo significa e como ele se aplica no contexto da gestão de documentos digitais, conforme as orientações do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq).
Tema da questão: A questão aborda a importância de garantir o acesso duradouro e estável ao conteúdo dos documentos digitais. Para isso, é necessário criar um sistema eletrônico de gestão de documentos que adote determinados requisitos e metadados, conforme orientações do Conarq.
Explicando a alternativa correta (C):
Requisito não funcional: A utilização de padrões abertos: Padrões abertos são especificações acessíveis ao público em geral, promovendo a interoperabilidade entre sistemas diferentes. Eles garantem que os documentos digitais possam ser lidos e processados por diversos sistemas ao longo do tempo, sem dependência de um fornecedor específico. Isso é um requisito não funcional porque não se refere diretamente à funcionalidade do sistema, mas às suas características de qualidade.
Requisito funcional: A tramitação: Refere-se ao fluxo que os documentos seguem dentro do sistema, como a transferência, o envio e o recebimento de documentos entre diferentes usuários e departamentos. Este é um requisito funcional porque está diretamente ligado às operações que o sistema deve realizar.
Metadado: O código de classificação: Metadados são informações que descrevem outros dados. O código de classificação é um metadado essencial para a categorização e organização dos documentos digitais, permitindo a rápida localização e recuperação dos documentos dentro do sistema.
Análise das alternativas incorretas:
A - metadado, requisito não funcional e requisito funcional: A utilização de padrões abertos não é um metadado, mas sim um requisito não funcional. Portanto, esta alternativa está incorreta.
B - requisito não funcional, metadado e requisito funcional: A tramitação não é um metadado, mas sim um requisito funcional. Dessa forma, esta alternativa está incorreta.
D - metadado, requisito funcional e requisito não funcional: A utilização de padrões abertos não é um metadado, o que torna esta alternativa incorreta.
E - requisito funcional, metadado e requisito não funcional: A utilização de padrões abertos não é um requisito funcional, mas sim um requisito não funcional. Assim, esta alternativa também está incorreta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O requisito não funcional está relacionado com os padrões abertos, a tramitação se relaciona com o requisito funcional e o código de classificação de relaciona com o matadado, sendo possível a responder com a exclusão.
Gabarito C
Segundo a Resolução 20 do CONARQ,
São requisitos funcionais de um sistema eletrônico de gestão arquivística de documentos:
registro e captura
classificação, tramitação, avaliação e destinação
recuperação da informação
acesso e segurança
armazenamento e preservação
São requisitos não-funcionais de um sistema eletrônico de gestão arquivística de documentos:
utilização de padrões abertos
independência de fornecedor
integração com sistemas legados
conformidade com a legislação e os padrões de interoperabilidade do governo
atendimento a usuários internos e externos
facilidade de utilização e desempenho
São metadados de um sistema eletrônico de gestão arquivística de documentos:
Informações estruturadas e codificadas que descrevem e permitem gerenciar, compreender, preservar e acessar os documentos digitais ao longo do tempo. Referem-se a:
identificação e contexto documental (identificador único, instituição produtora, nomes, assunto, datas, local, código de classificação, tipologia documental, temporalidade, destinação, versão, documentos relacionados, idioma e indexação)
segurança (categoria de sigilo, informações sobre criptografia, assinatura digital e outras marcas digitais)
contexto tecnológico (formato de arquivo, tamanho de arquivo, dependências de hardware e software, tipos de mídias, algoritmos de compressão) localização física do documento.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo