De acordo com o texto, “os processos migratórios no Brasil”:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1140030 Português

    Texto 1

               Refugiados climáticos: uma realidade brasileira


      Compreender os processos migratórios no Brasil tem sido objeto de pesquisadores da área ambiental, especialmente de mudanças climáticas, nos últimos anos. O que antes era praticamente creditado a questões estritamente socioeconômicas, hoje já tem uma análise mais aprofundada. Os deslocamentos humanos ou processos migratórios ambientais têm ganhado uma atenção especial. Um contingente da população já é definido como migrantes, deslocados ou refugiados climáticos ou ambientais, um conjunto de terminologias que está sendo construído internacionalmente, pois ainda não há uma definição oficial no direito ambiental. Porém, o que é certo por aqui é que uma significativa parte deles provém da região Nordeste do país. A proposta é que deixem de ser invisibilizados, neste contexto, nas estruturas burocráticas.

      Com este enfoque, o estudo Mudanças no padrão espaço-temporal de secas no nordeste brasileiro, publicado na Atmopsheric Science Letters, no ano passado, revelou que a seca, entre 2012 e 2017, foi a pior em 30 anos e prejudicou a população de 24 milhões de pessoas que vive na região, promovendo milhares de deslocamentos, em especial para a região Sudeste, algo que já ocorria em determinados períodos, desde a década de 1990. As secas anteriores também analisadas aconteceram entre 1982- 1983, 1992-1993 e 1997-1998. O trabalho foi realizado por pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e de outras instituições, sob coordenação da pesquisadora Ana Paula Cunha.

      Segundo os cientistas, alguns dos aspectos a serem considerados no processo da seca severa é a interferência do El Niño (em grande parte das ocorrências), que contribuiu para o aquecimento do oceano Pacífico Equatorial e fez com que as nuvens de chuva se dirigissem para longe do Nordeste e do continente. Mais uma causa associada é atribuída ao aquecimento do Oceano Atlântico no Hemisfério Norte do planeta, o mesmo fenômeno que tem motivado o aumento de registro de furacões, entre outras.

      O levantamento alerta que a combinação de alta variabilidade espacial e temporal das chuvas, falta de irrigação, degradação da terra devido ao manejo inadequado do solo e a pobreza em larga escala nas áreas rurais tornam a região uma das áreas mais vulneráveis do mundo aos impactos das mudanças climáticas. 

      Segundo a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), desde o ano de 2009, estima-se que a cada segundo uma pessoa é deslocada em razão de um desastre ambiental. Em 2018, foram 17 milhões de novos deslocamentos relativos a desastres naturais e às mudanças climáticas, no planeta, de acordo com o Centro de Monitoramento de Deslocados Internos, que fica em Genebra. Nas próximas três décadas, o alerta é ainda maior. Segundo o Banco Mundial, a mudança climática deverá expulsar 140 milhões pessoas de suas casas. Todos estes dados reforçam que não é mais possível desconsiderar esta questão nas agendas das políticas públicas dos países e do próprio direito internacional.


(Texto adaptado de :

https://envolverde.cartacapital.com.br/refugiados-climaticos-uma-realidade-brasileira/)







                  

De acordo com o texto, “os processos migratórios no Brasil”:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Em questões de interpretação e compreensão textual, o (a) candidato (a) deve atentar para os seguintes procedimentos de análise:
                     (I) Identificação da mensagem de fragmentos pontuais do texto OU
                     (II) Identificação das ideias centrais do texto.


Quando se tratar de examinar os conteúdos pontuais do texto (I), devemos retornar a ele e destacar o trecho do qual a passagem sinalizada no enunciado foi transcrita. Esse procedimento nos permite fazer uma análise mais precisa de cada opção, possibilitando, inclusive, verificar mais rapidamente quando essas opções apresentam informações que não se encontram no fragmento de origem (extrapolação do conteúdo); que mostram equívocos em relação ao que se desenvolve no trecho retirado do texto (divergências de conteúdo); e, ainda, que destacam apenas parte de uma informação textual em detrimento do todo (redução de conteúdo).
Já quando a banca solicitar interpretação e compreensão das ideias centrais do texto (II), deve-se atentar para outro procedimento: o mapeamento textual. Neste, é preciso saber que a ideia central pode aparecer tanto explícita quanto insinuada, no primeiro parágrafo do texto (introdução), e, explicitamente, no último (conclusão).
Na questão Q1140030, cobra-se do (a) candidato (a) um momento específico do texto, mais pontualmente o entendimento da expressão “os processos migratórios no Brasil", no contexto em que está inserida. Aplicando o procedimento (I) de análise, localizamos tal expressão no primeiro parágrafo, do qual transcrevemos a passagem:

Primeiro parágrafo: “Compreender os processos migratórios no Brasil tem sido objeto de pesquisadores da área ambiental, especialmente de mudanças climáticas, nos últimos anos. (...) Porém, o que é certo por aqui é que uma significativa parte deles provém da região Nordeste do país. A proposta é que deixem de ser invisibilizados, neste contexto, nas estruturas burocráticas".

Fica evidente que o parágrafo apresenta uma informação clara acerca dos processos migratórios no Brasil – eles são oriundos, em grande parte, da região Nordeste. Com essa constatação, torna-se fácil compreender que as migrações passam a ser, também, objeto de investigação da área ambiental. Além disso, pode-se inferir que, no Brasil, especialmente sendo a região Nordeste aquela que mais apresenta movimento de migrantes, a Seca deve ser forte fator climático de estímulo a essa larga retirada de nordestinos para o Sudeste. Ao longo do texto, confirmamos ser essa inferência uma informação real.
Com base nessas reflexões, analisemos cada opção:
A) começaram há pouco tempo por conta das mudanças climáticas no mundo.
ERRADA. Cuidado com a distorção das palavras presentes na opção A. Não se afirma, no texto I, que os movimentos migratórios “começaram há pouco tempo por causa das mudanças climáticas", mas que “os processos migratórios" têm sido estudados por ambientalistas “de mudanças climáticas, nos últimos anos". Então, o que pode ser considerado ocorrendo “há pouco tempo" não são os movimentos migratórios, e sim o estudo destes por ambientalistas especialistas em mudança climática. Essa mistura de palavras com intencional confusão de conteúdos gera, para o leitor, uma informação que diverge do que se desenvolve no texto I, provocando, na letra A, um erro na elaboração dessa opção nomeado divergência de conteúdo. Por esse motivo, tal opção não pode ser reconhecida como resposta.

B) foram agravados, porque as mudanças climáticas na Europa influenciaram o país.
ERRADA. O primeiro parágrafo, no qual se localiza a expressão “processos migratórios no Brasil", já sinaliza que o desenvolvimento da informação sobre migração será especificamente referente a esse país, e não a qualquer outro. O último período do parágrafo, inclusive, apresenta uma proposta de encaminhamento para o restante do texto: defesa sobre ser a região Nordeste a que mais gera migrantes devido ao fenômeno da Seca. Na letra B, apresenta-se um erro em sua elaboração, que se chama extrapolação do conteúdo, justamente por elucidar conteúdo que está além do que se aborda no fragmento de origem.

C) começarão no novo século.
ERRADA.
Esta informação não se encontra no primeiro parágrafo. Isso já seria suficiente para descartar a letra C como possibilidade de gabarito. O que podemos observar, no último parágrafo do texto I apenas, é uma previsão de que, a partir de 2009, com as constatações do aumento de movimentos migratórios, estudos variados apontam que essa questão não pode mais ficar de fora das agendas de países do mundo inteiro, quando a pauta de discussão incluir políticas públicas e direito internacional. Isso porque, de acordo com informações do final do texto, projetava-se que em três décadas seguintes ao início dos anos 2000, 140 milhões de pessoas teriam deixado seus locais de origem em razão de fenômenos climáticos. Sendo assim, não se trata de afirmar que tais fenômenos “começarão novo século", mas que aumentariam em larga escala a partir dos anos 2000. Mais uma vez, temos a divergência de conteúdo presente em uma opção, invalidando-a como resposta.

D) estão amenizados por trabalhos cientistas.
ERRADA.
Também não encontramos esta informação no primeiro parágrafo, que é o fragmento do texto o qual devemos analisar em relação à expressão “processos migratórios no Brasil". Assim, tal como ocorrer na explicação referente à letra B, somente no último parágrafo somos capazes de localizar alguma informação que possa se associar a certa “amenização" dos processos migratórios por trabalhos cientistas (o que se afirma na letra D). Ainda tomando a explicação relativa à opção C como base para análise, verificamos que a proposta da letra D é contrária ao que se lê na conclusão do texto I, uma vez que, segundo trabalhos cientistas, os movimentos migratórios aumentarão em larga escala, não sofrendo, portanto, uma análise de que estão “amenizados" pelos estudiosos. Temos aqui, mais uma vez o erro da divergência de conteúdo.

E) já acontecem no Brasil, principalmente advindos do Nordeste dados os muitos períodos de seca no país.
CORRETA.
A letra E traz a resposta porque apresenta uma síntese do conteúdo geral do primeiro parágrafo, estrutura textual que deve ser o nosso parâmetro de análise, uma vez que a expressão “processos migratórios no Brasil" encontra seu conteúdo ali desenvolvido, como sabemos. O que se afirma na opção E, justamente, encerra o parágrafo como ideia mais importante daquele fragmento, porque se mostra como uma defesa de conteúdo novo em relação ao que se conhece, pelo senso comum, sobre migração no Brasil: esse processo tem como motivação o fator climático e, por essa razão, a Seca, grande fenômeno climático presente, em maioria, no Nordeste, é a principal responsável por grande número de retirantes provenientes dessa região do país
.

Resposta: E

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA E

? Segundo o texto: Os deslocamentos humanos ou processos migratórios ambientais têm ganhado uma atenção especial. Um contingente da população já é definido como migrantes, deslocados ou refugiados climáticos ou ambientais, um conjunto de terminologias que está sendo construído internacionalmente, pois ainda não há uma definição oficial no direito ambiental. Porém, o que é certo por aqui é que uma significativa parte deles provém da região Nordeste do país. A proposta é que deixem de ser invisibilizados, neste contexto, nas estruturas burocráticas [...].

Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

Fiquei em dúvida da alternativa A , no entanto a alternativa fica muito subjetiva com o trecho "há pouco tempo". Ora o texto mostrou casos de 1990 alguns pode chará que é recente outros nao. Tornando a alternativa pouco objetiva. Qualquer erro me avise.... continue guerreiros

Uma questão dessa não ajuda em nada o candidato,devido o tamanho do texto,nos faz perder muito tempo,algo que é importante na prova.

Quem manja o mínimo de História nem precisou ler o texto pra acertar KKKKK'

 Letra E

Os deslocamentos humanos ou processos migratórios ambientais têm ganhado uma atenção especial. Um contingente da população já é definido como migrantes, deslocados ou refugiados climáticos ou ambientais, um conjunto de terminologias que está sendo construído internacionalmente, pois ainda não há uma definição oficial no direito ambiental. Porém, o que é certo por aqui é que uma significativa parte deles provém da região Nordeste do país. A proposta é que deixem de ser invisibilizados, neste contexto, nas estruturas burocráticas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo