Homem de 48 anos se apresenta uma história de dor epigástric...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2041327 Medicina
Homem de 48 anos se apresenta uma história de dor epigástrica severa há dez horas. A dor teve início súbito, irradiava para as costas e acompanhada de náuseas e vômitos. Havia ido a uma festa de casamento na véspera onde havia consumido muita bebida alcoólica. O paciente relatou ter se submetido à colecistectomia. No exame físico: temperatura axilar = 37,0ºC; frequência cardíaca = 88bpm; PA = 130/90mmHg; abdômen doloroso e tenso no epigástrio.
Exames complementares: hemoglobina = 14g/dl; leucócitos = 13.500/mm³; plaquetas = 160.000/mm³; bilirrubina total = 0,9mg/dl; ALT = 30 U/l (5-35); AST = 22 U/l (1-31); fosfatase alcalina = 90 U/l (45-105); lipase sérica 110 U/l (0-60) e amilase sérica = 730 U/l (60-180).
As medidas terapêuticas mais apropriadas para este paciente são:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Esta questão trata de um paciente que apresenta dor epigástrica severa com início súbito, náuseas e vômitos, e que havia consumido grande quantidade de bebida alcoólica na véspera. Além disso, o paciente já havia feito colecistectomia e apresenta abdômen doloroso e tenso no epigástrio. Os exames complementares mostram elevação da amilase sérica e aumento discreto da bilirrubina total. Diante desse quadro, a medida terapêutica mais apropriada é a reposição com solução de Ringer lactato (5 a 10ml/kg) e analgesia, como descrito na alternativa A. Essa medida tem como objetivo corrigir a desidratação e a hipovolemia, além de proporcionar analgesia ao paciente. A opção B, que propõe a reposição com concentrado de hemácias, não é indicada, pois a hemoglobina está em níveis normais. Já as opções C, D e E propõem o uso de antibióticos de largo espectro, o que não é indicado nesse caso, pois não há evidências clínicas de infecção. Portanto, a alternativa A é a resposta correta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo