No fragmento: “Compreender os processos migratórios no Bras...
Texto 1
Refugiados climáticos: uma realidade brasileira
Compreender os processos migratórios no Brasil tem sido objeto de pesquisadores da área ambiental, especialmente de mudanças climáticas, nos últimos anos. O que antes era praticamente creditado a questões estritamente socioeconômicas, hoje já tem uma análise mais aprofundada. Os deslocamentos humanos ou processos migratórios ambientais têm ganhado uma atenção especial. Um contingente da população já é definido como migrantes, deslocados ou refugiados climáticos ou ambientais, um conjunto de terminologias que está sendo construído internacionalmente, pois ainda não há uma definição oficial no direito ambiental. Porém, o que é certo por aqui é que uma significativa parte deles provém da região Nordeste do país. A proposta é que deixem de ser invisibilizados, neste contexto, nas estruturas burocráticas.
Com este enfoque, o estudo Mudanças no padrão espaço-temporal de secas no nordeste brasileiro, publicado na Atmopsheric Science Letters, no ano passado, revelou que a seca, entre 2012 e 2017, foi a pior em 30 anos e prejudicou a população de 24 milhões de pessoas que vive na região, promovendo milhares de deslocamentos, em especial para a região Sudeste, algo que já ocorria em determinados períodos, desde a década de 1990. As secas anteriores também analisadas aconteceram entre 1982- 1983, 1992-1993 e 1997-1998. O trabalho foi realizado por pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e de outras instituições, sob coordenação da pesquisadora Ana Paula Cunha.
Segundo os cientistas, alguns dos aspectos a serem considerados no processo da seca severa é a interferência do El Niño (em grande parte das ocorrências), que contribuiu para o aquecimento do oceano Pacífico Equatorial e fez com que as nuvens de chuva se dirigissem para longe do Nordeste e do continente. Mais uma causa associada é atribuída ao aquecimento do Oceano Atlântico no Hemisfério Norte do planeta, o mesmo fenômeno que tem motivado o aumento de registro de furacões, entre outras.
O levantamento alerta que a combinação de alta variabilidade espacial e temporal das chuvas, falta de irrigação, degradação da terra devido ao manejo inadequado do solo e a pobreza em larga escala nas áreas rurais tornam a região uma das áreas mais vulneráveis do mundo aos impactos das mudanças climáticas.
Segundo a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), desde o ano de 2009, estima-se que a cada segundo uma pessoa é deslocada em razão de um desastre ambiental. Em 2018, foram 17 milhões de novos deslocamentos relativos a desastres naturais e às mudanças climáticas, no planeta, de acordo com o Centro de Monitoramento de Deslocados Internos, que fica em Genebra. Nas próximas três décadas, o alerta é ainda maior. Segundo o Banco Mundial, a mudança climática deverá expulsar 140 milhões pessoas de suas casas. Todos estes dados reforçam que não é mais possível desconsiderar esta questão nas agendas das políticas públicas dos países e do próprio direito internacional.
(Texto adaptado de :
https://envolverde.cartacapital.com.br/refugiados-climaticos-uma-realidade-brasileira/)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Em resumo, no interior de uma oração, usamos a vírgula para:
1) separar termos de mesma função sintática (enumeração de estruturas semelhantes);
2) marcar termos de função explicativa (apostos);
3) marcar termos de função interlocutiva (chamamento ou vocativo);
4) sinalizar termos oracionais deslocados (adjuntos adverbiais e complementos verbais antes dos verbos, por exemplo);
5) sinalizar elipse do verbo (omissão identificada pela vírgula no lugar do verbo).
Tomando o conhecimento acima como base para a análise da questão, resgatemos o período em que se encontra o termo pontuado com vírgulas, o qual temos de analisar.
•Fragmento:
1.[Compreender os processos migratórios no Brasil]
2.[tem sido objeto de pesquisadores da área ambiental (,) especialmente de mudanças climáticas, nos últimos anos"].
Observemos que o período anterior é composto por duas orações, sendo a segunda objeto de nossa observação, já que é nela que a vírgula está presente. Observemos, ainda, que o termo sublinhado, antecedido pela vírgula, se refere à expressão anterior “pesquisadores da área ambiental".
Essa simples percepção já descarta que a vírgula, nesse caso:
1) Não separa termos de mesma função sintática (não temos enumeração de estruturas semelhantes);
3) Não marca termos de função interlocutiva (não temos termo de chamamento ou vocativo);
4) Não sinaliza termos oracionais deslocados (não se trata de adjuntos adverbiais e complementos verbais deslocados, pois o termo se refere a uma expressão anterior no sentido de esclarecê-la, não de complementá-la ou oferecer circunstâncias adverbiais);
5) sinalizar elipse do verbo (não há percepção da vírgula no lugar de algum verbo).
Sendo assim, nos resta o item 2), como aquele que justifica o uso da vírgula no fragmento em análise: 2) marcar termos de função explicativa (apostos). Para recapitular, faz-se necessário lembrar que o aposto é uma expressão de núcleo substantivo, cuja função é explicar o termo anterior, referindo-se a ele, para ampliar o seu conteúdo (dando detalhes) ou para apresentar as suas causas (motivos). Nesse sentido, fica claro perceber que “especialmente de mudanças climáticas", em termos estruturais, tem o substantivo “mudanças" como núcleo; em termos textuais, essa mesma expressão apresenta explicação, oferecendo detalhes, a respeito da expressão anteriormente mencionada. Assim, não se trata de todos os “pesquisadores da área ambiental, mas daqueles que são especialistas em mudanças climáticas".
Vejamos cada opção para que possamos entende-las melhor:
A) retificador.
ERRADA.
Retificar significa “corrigir", logo o “retificador" é o termo que tem função de correção do termo anterior. Verificamos que, no interior de uma oração, a vírgula não tem papel de corretora de sentido.
B) ratificador
ERRADA Ratificar significa confirmar. Considerando que, em uma oração, a vírgula explica o termo anterior, identificamos que essa função pressupõe acréscimo de informação, como adicional de esclarecimentos ou detalhes, e não dizer com outras palavras o mesmo conteúdo já apresentado (confirmação da informação). O que pode acontecer é que, entre orações (papel da vírgula no período composto), a vírgula pode anteceder ou isolar conectivos reformulativos, como “isto é", “ou seja", “a saber", porém quando se reformula, há duas intenções nesse ato de discursivo: confirmar o que se disse e acrescentar algo novo para reafirmar o conteúdo. Não seria, portanto, o caso de se considerar a letra B, nem raciocinando com a vírgula dentro da oração (período simples), nem observando a vírgula relacionada a conectivos que unem orações (período composto).
C) enumerativo.
ERRADA.
Não há enumeração, que significa por os termos de mesma função sintática em sequência. Verificamos que o fragmento antecedido pela vírgula é um aposto, com núcleo substantivo “mudanças". Não há sequência de núcleos, só há um, só se menciona um tipo de especialista em estudos ambientais, o estudioso em mudanças climáticas.
D) explicativo.
CORRETA.
Por tudo o que se disse, o termo sinalizado pela vírgula apresenta uma explicação sobre quem são os estudiosos em pesquisas ambientais mencionados: os relativos às mudanças climáticas. A vírgula aqui destaca o aposto.
E) resumitivo.
ERRADA.
Observe que pensar nos especialistas em mudanças climáticas não resume o conteúdo de estudiosos ambientais, e sim os tipifica, ou seja, apresenta um tipo de estudioso, no interior desse universo. Trata-se de um detalhamento, não de uma síntese, ou resumo.
Resposta: D
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
No texto:área ambiental, especialmente de mudanças climáticas.
um dos casos em que utilizamos vírgulas é quando temos aposto explicativo.
Sucesso , bons estudos, não desista!
facín facín,
GAB:: D)
Acrescentando... Não pode ser a alternativa D(aposto resumitivo), pois precisaria de uma palavra que resuma diversos termos da oração.
Por exemplo: "O futebol, o basquete, o vôlei e o baseball, todos são esportes saudáveis.
Ratificar = Comprovar, Validar, Corroborar;
Retificar = corrigir algo, emendar.
Você precisa saber disso! Por causa disso passei em 3 concursos federais e tive o privilégio de escolher onde trabalhar. Então não preciso esconder esse segredo de você, por isso desejo sucesso pra ti que está passando pelo processo de estudos que passei. Quando eu estudava me tornei muito amiga do professor mais genial do meu cursinho, por isso o professor Russel me ensinou como guardar muita informação lendo uma única vez, ele possui memória fotográfica fora do normal! O Russel me revelou o segredo que torna qualquer pessoa igual a ele! Não deixe passar essa oportunidade que mudará sua vida, basta escrever a seguinte mensagem para o meu WhatsApp ou e-mail: "Amiga, quero saber o segredo do professor Russel". Assim que eu ler sua mensagem te responderei. Te desejo do fundo do meu coração muito sucesso... (Whatsapp: 6481311945 / e-mail: [email protected])
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo