Leia o trecho a seguir: “Nas próximas três décadas, o alert...
Texto 1
Refugiados climáticos: uma realidade brasileira
Compreender os processos migratórios no Brasil tem sido objeto de pesquisadores da área ambiental, especialmente de mudanças climáticas, nos últimos anos. O que antes era praticamente creditado a questões estritamente socioeconômicas, hoje já tem uma análise mais aprofundada. Os deslocamentos humanos ou processos migratórios ambientais têm ganhado uma atenção especial. Um contingente da população já é definido como migrantes, deslocados ou refugiados climáticos ou ambientais, um conjunto de terminologias que está sendo construído internacionalmente, pois ainda não há uma definição oficial no direito ambiental. Porém, o que é certo por aqui é que uma significativa parte deles provém da região Nordeste do país. A proposta é que deixem de ser invisibilizados, neste contexto, nas estruturas burocráticas.
Com este enfoque, o estudo Mudanças no padrão espaço-temporal de secas no nordeste brasileiro, publicado na Atmopsheric Science Letters, no ano passado, revelou que a seca, entre 2012 e 2017, foi a pior em 30 anos e prejudicou a população de 24 milhões de pessoas que vive na região, promovendo milhares de deslocamentos, em especial para a região Sudeste, algo que já ocorria em determinados períodos, desde a década de 1990. As secas anteriores também analisadas aconteceram entre 1982- 1983, 1992-1993 e 1997-1998. O trabalho foi realizado por pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e de outras instituições, sob coordenação da pesquisadora Ana Paula Cunha.
Segundo os cientistas, alguns dos aspectos a serem considerados no processo da seca severa é a interferência do El Niño (em grande parte das ocorrências), que contribuiu para o aquecimento do oceano Pacífico Equatorial e fez com que as nuvens de chuva se dirigissem para longe do Nordeste e do continente. Mais uma causa associada é atribuída ao aquecimento do Oceano Atlântico no Hemisfério Norte do planeta, o mesmo fenômeno que tem motivado o aumento de registro de furacões, entre outras.
O levantamento alerta que a combinação de alta variabilidade espacial e temporal das chuvas, falta de irrigação, degradação da terra devido ao manejo inadequado do solo e a pobreza em larga escala nas áreas rurais tornam a região uma das áreas mais vulneráveis do mundo aos impactos das mudanças climáticas.
Segundo a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), desde o ano de 2009, estima-se que a cada segundo uma pessoa é deslocada em razão de um desastre ambiental. Em 2018, foram 17 milhões de novos deslocamentos relativos a desastres naturais e às mudanças climáticas, no planeta, de acordo com o Centro de Monitoramento de Deslocados Internos, que fica em Genebra. Nas próximas três décadas, o alerta é ainda maior. Segundo o Banco Mundial, a mudança climática deverá expulsar 140 milhões pessoas de suas casas. Todos estes dados reforçam que não é mais possível desconsiderar esta questão nas agendas das políticas públicas dos países e do próprio direito internacional.
(Texto adaptado de :
https://envolverde.cartacapital.com.br/refugiados-climaticos-uma-realidade-brasileira/)
Leia o trecho a seguir:
“Nas próximas três décadas, o alerta é ainda maior. Segundo o Banco Mundial, a mudança climática deverá expulsar 140 milhões pessoas de suas casas”.
Assinale a reescritura que mantém o significado originalmente expresso:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
(I) verificar se os textos reescritos em cada opção apresentam conectivos. Em caso afirmativo, a resolução será direcionada para selecionar a opção cujo elemento conector preserve o sentido do texto de origem.
(II) Sem conectivos nas opções, verificar qual(is) tópico(s) gramatical(is) são reconhecidos nas reescritas (regência, crase, concordância, ortografia, acentuação, por exemplo), pois o objetivo de questões com esse comando é avaliar o domínio desses conteúdos em relação à norma padrão da Língua Portuguesa.
•inversão entre as orações do período (A, B e D).
•Presença de conectivos em todas elas (A- por isso/ B- mas/ C- de acordo com/ D – portanto/ E – embora).
Isso nos leva a recapitular a seguinte informação, muito específica do conteúdo VALOR SEMÂNTICO DOS CONECTIVOS: Em um período formado por orações que se ligam semanticamente por uma relação de CAUSA e CONSEQUÊNCIA, um desses sentidos será expresso pelo conectivo que introduz uma das orações; na outra oração, mesmo sem conectivo, o outro sentido lógico também será expresso. Ou seja, sempre que a primeira oração for de causa, a seguinte será de consequência OU, o contrário, sempre que a primeira oração for de consequência, a segunda será de causa. Por essa razão a INVERSÃO estrutural é importante a ser considerada em questões de reescrita, quando o objetivo for estimular o(a) candidato(a) a pensar especificamente na relação CAUSA-CONSEQUÊNCIA entre as orações de um período.
1) Nas próximas três décadas, o alerta é ainda maior.
2) Segundo o Banco Mundial, a mudança climática deverá expulsar 140 milhões de pessoas de suas casas
Observe que, se testássemos unir as orações por algum conectivo, já que as opções trazem essa união por meio de conectores, claramente identificaríamos algum elemento de CAUSA entre elas:
1) Nas próximas três décadas, o alerta é ainda maior
[PORQUE/ UMA VEZ QUE/ JÁ QUE/ VISTO QUE]
2) Segundo o Banco Mundial, a mudança climática deverá expulsar 140 milhões de pessoas de suas casas.
[DE MANEIRA QUE/ DE MODO QUE/ POR ISSO]
1) Nas próximas três décadas, o alerta será ainda maior
Dito isso, vejamos as opções que poderíamos eliminar porque os conectores não são de CAUSA e/ou CONSEQUÊNCIA:
ERRADA/ ELIMINADA, pois o conectivo presente é MAS, cujo valor semântico é o de adversidade, oposição. Como desejamos valor de CAUSA e/ou CONSEQUÊNCIA, a letra B pode ser rapidamente eliminada. Vale, ainda, notar que o verbo “teria", que integra a locução TERIA EXPULSADO, confere ao conteúdo do fragmento um valor de hipótese, que não está presente no texto de origem. Essas justificativas invalidam a letra B como resposta, mesmo estando as orações desta opção invertidas em relação ao fragmento de origem.
C) De acordo com o Banco Mundial, nas três décadas passadas, a mudança climática teria expulsado 140 milhões de pessoas de suas casas.
ERRADA/ ELIMINADA, porque a opção de reescrita nos apresenta o conectivo DE ACORDO COM como possibilidade de substituição a SEGUNDO. Essa troca é correta se pensarmos apenas na alteração de uma palavra por outra, já que ambas as palavras expressam a ideia de conformidade. Porém, o que estamos buscando é um conectivo que una as duas orações do período, expressando causa e/ou consequência, dependendo da posição dessas orações. Nesse caso, o DE ACORDO COM continua fazendo parte de uma expressão que é um adjunto adverbial de conformidade (“de acordo com o banco mundial'). Além disso, a mudança de tempo verbal na segunda oração (teria expulsado), tal como na letra A, acrescenta um valor de hipótese a um conteúdo que no texto é apresentado como fato futuro certo.
E) As três últimas décadas trazem um alerta ainda maior: embora o Banco Mundial ajude, a mudança climática deverá expulsar 140 milhões de pessoas de suas casas.
ERRADA/ ELIMINADA, pois o conectivo que une as orações do período é o EMBORA, que não veicula sentido de causa e/ou consequência, mas de CONCESSÃO. Esse sentido reúne duas outras significações: ideia de oposição e valor de quebra de expectativa. Por essa razão, o EMBORA poderia ser substituído por qualquer outro conectivo de concessão, como APESAR DE, por exemplo, mas nunca por um de causa ou consequência.
Analisemos, agora, apenas o fragmento de origem e as opções A e D, cujas orações contêm conectivos de causa e/ou consequência.
Fragmento de origem:
1. [Nas próximas três décadas, o alerta é ainda maior] ---- IDEIA DE CONSEQUÊNCIA
2. [(PORQUE) Segundo o Banco Mundial, a mudança climática deverá expulsar 140 milhões de pessoas de suas casas] ---- IDEIA DE CAUSA PELA PRESENÇA RECONHECÍVEL DO PORQUE
A) 1.[As alterações do clima podem vir a expulsar 140 milhões de pessoas de suas casas nos futuros trinta anos], 2. [por isso o alerta é ainda maior de acordo com o Banco Mundial].
CORRETA.
Observe que a oração inicial da letra A apresenta a expressão “as alterações do clima", que é claramente uma substituta de “a mudança climática", do fragmento de origem. Isso nos leva a concluir que a oração de causa, que é a segunda no fragmento de origem, passa a ser a primeira na reescrita. Se há a inversão na posição de orações, há também a inversão de seus sentidos e a alteração de conectivos. Então, na letra A, o fato de “as alterações do clima expulsarem 140 milhões de pessoas", no futuro, é a causa de um alerta ainda maior do Banco Central, que por sua vez será a consequência de volumosas migrações previstas. Se a oração de consequência, agora, é a que traz a ideia do alerta maior do Banco Central, então será no início dessa oração (a 2ª) que o conectivo de consequência deverá estar presente, como acontece de fato nesta reescrita: “2. [por isso o alerta é ainda maior de acordo com o Banco Mundial].
D) 140 milhões de pessoas de suas casas foram expulsas pelo Banco Mundial, portanto isso não se agravará nas próximas três décadas.
ERRADA.
Note que, embora haja um conectivo que possa passar a ideia de consequência, além da ideia de conclusão (PORTANTO), a oração que esse elemento introduz apresenta uma informação contrária à do fragmento de origem, que é a de que os movimentos migratórios em abundância não se agravarão nas próximas décadas. Além disso, na oração de causa, há a informação, igualmente errada, de que foi por causa do Banco Central que as 140 milhões de pessoas migraram. Enfim, a letra D somente apresenta um conectivo possível para a reescrita, mas todo o seu conteúdo está divergente das informações do fragmento de origem.
Resposta: A
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA A
a) As alterações do clima podem vir a expulsar 140 milhões de pessoas de suas casas nos futuros trinta anos, por isso o alerta é ainda maior de acordo com o Banco Mundial.
b) Para as próximas três gerações, o alerta pode ser ainda maior, mas, pelo Banco Mundial, a mudança climática teria expulsado 140 milhões pessoas de suas casas. ? conjunção coordenativa adversativa, não temos ideia opositiva presente originalmente.
c) De acordo com o Banco Mundial, nas três décadas passadas, a mudança climática teria expulsado 140 milhões pessoas de suas casas ? refere-se, originalmente, às próximas décadas e não as décadas anteriores.
d) 140 milhões de pessoas de suas casas foram expulsas pelo Banco Mundial, portanto isso não se agravará nas próximas três décadas ? a ideia original é de um possível agravamento.
e) As três últimas décadas trazem um alerta ainda maior: embora o Banco Mundial ajude, a mudança climática deverá expulsar 140 milhões pessoas de suas casas ? conjunção subordinativa concessiva (=originalmente, temos uma conjunção subordinativa conformativa, não temos ideia concessiva).
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Eliminação é uma boa estratégia
Gabarito A
Resolvida por eliminação.
No meu entender, a alternativa A ainda expressa dúvida, pois "podem vir a expulsar", enquanto que o texto original expressa certeza "deverá expulsar".
“Nas próximas três décadas, o alerta é ainda maior. Segundo o Banco Mundial, a mudança climática deverá expulsar 140 milhões pessoas de suas casas”.
As alterações do clima podem vir a expulsar 140 milhões de pessoas de suas casas nos futuros trinta anos, por isso o alerta é ainda maior de acordo com o Banco Mundial
grande será a tua VITÓRIA.. guerreiro(a)
fui resolver por eliminação e eliminei tudo kkkkkkkk.
sorrindo pra n chorar :(
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo