Relacionando os textos 1 e 2, assinale a alternativa correta:
Texto 1
Refugiados climáticos: uma realidade brasileira
Compreender os processos migratórios no Brasil tem sido objeto de pesquisadores da área ambiental, especialmente de mudanças climáticas, nos últimos anos. O que antes era praticamente creditado a questões estritamente socioeconômicas, hoje já tem uma análise mais aprofundada. Os deslocamentos humanos ou processos migratórios ambientais têm ganhado uma atenção especial. Um contingente da população já é definido como migrantes, deslocados ou refugiados climáticos ou ambientais, um conjunto de terminologias que está sendo construído internacionalmente, pois ainda não há uma definição oficial no direito ambiental. Porém, o que é certo por aqui é que uma significativa parte deles provém da região Nordeste do país. A proposta é que deixem de ser invisibilizados, neste contexto, nas estruturas burocráticas.
Com este enfoque, o estudo Mudanças no padrão espaço-temporal de secas no nordeste brasileiro, publicado na Atmopsheric Science Letters, no ano passado, revelou que a seca, entre 2012 e 2017, foi a pior em 30 anos e prejudicou a população de 24 milhões de pessoas que vive na região, promovendo milhares de deslocamentos, em especial para a região Sudeste, algo que já ocorria em determinados períodos, desde a década de 1990. As secas anteriores também analisadas aconteceram entre 1982- 1983, 1992-1993 e 1997-1998. O trabalho foi realizado por pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e de outras instituições, sob coordenação da pesquisadora Ana Paula Cunha.
Segundo os cientistas, alguns dos aspectos a serem considerados no processo da seca severa é a interferência do El Niño (em grande parte das ocorrências), que contribuiu para o aquecimento do oceano Pacífico Equatorial e fez com que as nuvens de chuva se dirigissem para longe do Nordeste e do continente. Mais uma causa associada é atribuída ao aquecimento do Oceano Atlântico no Hemisfério Norte do planeta, o mesmo fenômeno que tem motivado o aumento de registro de furacões, entre outras.
O levantamento alerta que a combinação de alta variabilidade espacial e temporal das chuvas, falta de irrigação, degradação da terra devido ao manejo inadequado do solo e a pobreza em larga escala nas áreas rurais tornam a região uma das áreas mais vulneráveis do mundo aos impactos das mudanças climáticas.
Segundo a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), desde o ano de 2009, estima-se que a cada segundo uma pessoa é deslocada em razão de um desastre ambiental. Em 2018, foram 17 milhões de novos deslocamentos relativos a desastres naturais e às mudanças climáticas, no planeta, de acordo com o Centro de Monitoramento de Deslocados Internos, que fica em Genebra. Nas próximas três décadas, o alerta é ainda maior. Segundo o Banco Mundial, a mudança climática deverá expulsar 140 milhões pessoas de suas casas. Todos estes dados reforçam que não é mais possível desconsiderar esta questão nas agendas das políticas públicas dos países e do próprio direito internacional.
(Texto adaptado de :
https://envolverde.cartacapital.com.br/refugiados-climaticos-uma-realidade-brasileira/)
Relacionando os textos 1 e 2, assinale a alternativa correta:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
(1) verificar a que gêneros textuais pertencem os textos em análise, pois, a depender do gênero, a finalidade, a linguagem e o tipo de leitor mudam. Vale lembrar que gênero textual é o nome que se dá a um grupo de textos que apresenta circulação social pela função que desempenha em certa época. A título de ilustração, poemas, cartas, artigos e textos de opinião, textos pedagógicos e bilhetes, seriam alguns dos gêneros que circulam socialmente nos dias de hoje. Por meio dessa orientação, ao identificar um texto de certo gênero, deveríamos reconhecer alguns elementos para análise mais rápida. Por exemplo: em uma carta do leitor, a finalidade é defender um posicionamento; a linguagem geralmente é formal ou semiformal; e o leitor busca formar opinião. Já em uma propaganda, a finalidade é convencer sobre a venda de ideia ou produto; a linguagem é informal ou semiformal; e o leitor busca comprar algo. Esses aspectos, geralmente são abordados em análises comparativas de textos.
(2) Não há uma hierarquia ou ordem para a leitura de textos, nem uma complementaridade de um em relação ao outro, muito menos se pode afirmar que um pode ser parte de outro. O que se busca analisar são diferenças ou aproximações em relação ao tema (assunto) abordado, além da característica do gênero textual, tal como se mencionou em (1).
(3) Não existe comparação para sugerir que um texto é melhor que o outro ou é mais correto que o outro. As análises textuais se prestam a estimular o leitor a verificar como um mesmo tema pode sofrer abordagens semelhantes e/ou distintas, a depender das épocas e dos gêneros textuais em que foram escritos.
(4) Cada texto deve ser lido por vez, para identificação de seus elementos estruturais e ideia central, que deve ser destacada a lápis ou à caneta. Somente após à leitura e à identificação desses aspectos em cada texto, é que podemos estabelecer comparação estrutural e temática entre eles.
Com base nas orientações anteriores, analisemos as opções seguintes:
A) os dois têm intenção crítica para conscientizar sobre o estado de deploração do planeta Terra. CORRETA. O texto I é uma reportagem cuja ideia central é a defesa de que o número de migrações no Brasil aumentou muito por influência de questões climáticas, a exemplo da Seca. Por essa razão, a região Nordeste é a apontada como aquela que apresenta o maior número de processos migratórios no país. Ao longo do texto, mostram-se outros fenômenos climáticos que motivam a migração em terras brasileiras e no mundo inteiro, como o El Ñinho e o aquecimento Global. Já a tirinha de Mafalda apresenta como tema o fato de a personagem estar cuidando de um doente – o planeta Terra. Tal como se espera desse gênero de texto, há a quebra de expectativa em relação à revelação de quem precisa de cuidados e, se os elementos não verbais da tira sinalizam um planeta convalescente, “de cama", a mensagem que se subentende é que o problema é grave. Assim, o que ocorre em ambos os textos é uma crítica sobre o mau funcionamento do planeta.
B) o primeiro texto corrige o segundo ao realçar que a Terra já está em situação grave.
ERRADA.
Na orientação (3), já comentamos que não existe comparação para estabelecer que um texto é melhor do que o outro. Não se trata de julgá-los, e sim de analisá-los para examinar outros aspectos, como a leitura global de cada texto e as relações que podem ser feitas entre épocas de produção, linguagem, gênero textual e recorte temático.
C) o segundo texto abrange mais informações sobre meio ambiente.
ERRADA.
Com base na orientação (2), sabemos que os textos submetidos a uma comparação não se relacionam por complementaridade, isto é, um não pode ser lido como complementação, ou mesmo como adicional ao outro.
D) os textos se anulam ao tratar de temáticas distintas.
ERRADA. Cada texto apresenta sua proposta de tema, de acordo com o objetivo a que se propõe, a época social em que se escreve, ao tipo de leitor e local por onde circula. Cada uma dessas particularidades tornam cada texto único. Por esse motivo, nenhum texto pode anular outro ao abordar questões distintas, ele só colabora para estimular reflexões e debates em relação ao tema abordado.
E) os textos devem ser lidos na ordem exposta para fazer sentido.
ERRADA.
Considerando a orientação (4), sabemos que não há uma sequência de leitura e interpretação de textos quando se solicita uma análise comparativa.
Resposta: A
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA A
? os dois têm intenção crítica para conscientizar sobre o estado de deploração do planeta Terra.
? Alerta do texto I (= O levantamento alerta que a combinação de alta variabilidade espacial e temporal das chuvas, falta de irrigação, degradação da terra devido ao manejo inadequado do solo e a pobreza em larga escala nas áreas rurais tornam a região uma das áreas mais vulneráveis do mundo aos impactos das mudanças climáticas), a charge, texto II, também faz um apelo ao mencionar que o país está "doente".
Baixe a Planlha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Questão mal elaborada e anulável judicialmente. (Quem errou fica a dica). A letra E é seria a menos errada e mais coerente com a junção dos textos. Já que não é possível inferir, apenas, a partir do segundo texto que a intenção dele é de crítica.
É bem simples: Retire o primeiro texto, leia o segundo e encontre uma coerência na crítica. O que é possível inferir, apenas lendo-se ao segundo texto, é uma intenção de reter à atenção do leitor para os problemas do planeta, o que não é necessariamente uma crítica.
Portanto, fazendo-se a leitura dos textos na ordem em que foram propostos é
possível chegar a conclusão da letra E.
A letra A extrapola ao dizer que os dois têm a intenção crítica para conscientizar sobre o estado de deploração do planeta Terra. Porque a charge não faz apelo, mas sim chama à atenção do leitor a cerca do problema do planeta. O que é diferente de crítica, isso é uma extrapolação.
Dica:
Aos que erraram a questão, basta procurar um advogado ou defensor público e solicitar uma anulação judicial. Qualquer bom professor de português consegue um ótimo recurso que será facilmente atacado pelo poder judiciário.
nossa! passei 20min nessa questão
Não é anulável não, pois previamente toda charge tem teor de crítica
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo