Na fala “Seu pai está doente?” o predicado se classifica co...
Texto 1
Refugiados climáticos: uma realidade brasileira
Compreender os processos migratórios no Brasil tem sido objeto de pesquisadores da área ambiental, especialmente de mudanças climáticas, nos últimos anos. O que antes era praticamente creditado a questões estritamente socioeconômicas, hoje já tem uma análise mais aprofundada. Os deslocamentos humanos ou processos migratórios ambientais têm ganhado uma atenção especial. Um contingente da população já é definido como migrantes, deslocados ou refugiados climáticos ou ambientais, um conjunto de terminologias que está sendo construído internacionalmente, pois ainda não há uma definição oficial no direito ambiental. Porém, o que é certo por aqui é que uma significativa parte deles provém da região Nordeste do país. A proposta é que deixem de ser invisibilizados, neste contexto, nas estruturas burocráticas.
Com este enfoque, o estudo Mudanças no padrão espaço-temporal de secas no nordeste brasileiro, publicado na Atmopsheric Science Letters, no ano passado, revelou que a seca, entre 2012 e 2017, foi a pior em 30 anos e prejudicou a população de 24 milhões de pessoas que vive na região, promovendo milhares de deslocamentos, em especial para a região Sudeste, algo que já ocorria em determinados períodos, desde a década de 1990. As secas anteriores também analisadas aconteceram entre 1982- 1983, 1992-1993 e 1997-1998. O trabalho foi realizado por pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e de outras instituições, sob coordenação da pesquisadora Ana Paula Cunha.
Segundo os cientistas, alguns dos aspectos a serem considerados no processo da seca severa é a interferência do El Niño (em grande parte das ocorrências), que contribuiu para o aquecimento do oceano Pacífico Equatorial e fez com que as nuvens de chuva se dirigissem para longe do Nordeste e do continente. Mais uma causa associada é atribuída ao aquecimento do Oceano Atlântico no Hemisfério Norte do planeta, o mesmo fenômeno que tem motivado o aumento de registro de furacões, entre outras.
O levantamento alerta que a combinação de alta variabilidade espacial e temporal das chuvas, falta de irrigação, degradação da terra devido ao manejo inadequado do solo e a pobreza em larga escala nas áreas rurais tornam a região uma das áreas mais vulneráveis do mundo aos impactos das mudanças climáticas.
Segundo a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), desde o ano de 2009, estima-se que a cada segundo uma pessoa é deslocada em razão de um desastre ambiental. Em 2018, foram 17 milhões de novos deslocamentos relativos a desastres naturais e às mudanças climáticas, no planeta, de acordo com o Centro de Monitoramento de Deslocados Internos, que fica em Genebra. Nas próximas três décadas, o alerta é ainda maior. Segundo o Banco Mundial, a mudança climática deverá expulsar 140 milhões pessoas de suas casas. Todos estes dados reforçam que não é mais possível desconsiderar esta questão nas agendas das políticas públicas dos países e do próprio direito internacional.
(Texto adaptado de :
https://envolverde.cartacapital.com.br/refugiados-climaticos-uma-realidade-brasileira/)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (17)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
(I) predicado é a parte da oração que contém o verbo;
(II) os predicados se classificam de acordo com a predicação do verbo, que é a classificação deste quanto à função que desempenha na oração;
(III) quanto às classificações, o predicado e os verbos podem ser descritos como:
•Verbal: apresenta como núcleo um verbo de ação, o qual, dependendo da necessidade de complementação do sentido, pode ser transitivo direto (VTD, com complemento sem preposição), transitivo indireto (VTI, com complemento com preposição) e intransitivo (VI, sem complemento). O padeiro tem uma receita nova (VTD)/ Necessitamos de investimentos educacionais (VTI)/ O atleta nadou. (VI)
•Nominal: apresenta um verbo de ligação (VL), assim denominado por conectar o sujeito ao núcleo da oração, o predicativo (PS, termo que expressa a característica desse sujeito). A paciente ficou tranquila com o diagnóstico (VL com PS).
•Verbo-nominal: apresenta dois núcleos simultâneos, um verbo de ação e um predicativo, o qual pode ser do sujeito e, até, do objeto. O atleta nadou apreensivo.
Após a recapitulação acima, fica evidente que a oração presente no enunciado pode ser assim analisada:
Seu pai está doente?
SUJEITO VL Predicativo do sujeito
Fazendo a pergunta ao verbo, para identificação do sujeito, “Quem está doente?", reconhecemos “Seu pai" como sujeito da oração, cujo verbo apresenta o papel de ligá-lo ao termo que expressa sua característica, “doente", que é o seu predicativo do sujeito, núcleo da oração em análise. Com base nessas considerações, examinemos as opções:
A) verbal por conter verbo transitivo direto e indireto.
ERRADA.
Verificamos que o verbo ESTÁ liga SEU PAI a DOENTE, classificando-se como VL, o que confere ao predicado a classificação de NOMINAL.
B) nominal por conter verbo transitivo direto e indireto.
ERRADA.
O predicado da oração analisada é, de fato, nominal, no entanto a descrição gramatical presente na letra B está incorreta, porque um PN nunca terá um verbo transitivo direto e indireto.
C) verbal por conter verbo de ligação.
ERRADA.
O verbo de ligação está presente na oração e, justamente por isso, o predicado não pode ser reconhecido como verbal.
D) verbal por conter verbo transitivo indireto.
ERRADO.
Um predicado verbal pode conter como núcleo um VTI, mas não é o que ocorre na oração em análise.
E) nominal por conter verbo de ligação.
CORRETA.
ESTÁ conecta DOENTE ao sujeito SEU PAI, sendo, portanto, o verbo de ligação que compõe o predicado nominal cujo núcleo é o predicativo SEU PAI.
Resposta: E
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Dica:
No predicado verbal= verbo de ação.
Ele comprou um carro novo.
Predicado nominal= verbo de ligação .
geralmente há presença de predicativo do sujeito.
O carro é lindo
Predicado verbo nominal= verbo de ação +predicativo.
Eles saíram ( e estavam) satisfeitos.
Geralmente percebemos pela inclusão de ( e estavam)
Sucesso, bons estudos, não desista!
Predicado Nominal: Verbo de Ligação+ P. do Suj. ou P. do Objeto
Predicado Verbal :VTD, VTI, VTDI ou VI
Predicado Verbo-Nominal: VTD, VTI, VTDI ou VI+ P. do Suj. ou P. do Objeto.
No predicado verbal denota AÇÃO
Renato foi correr - está indicando a ação de Renato = PREDICADO VERBAL
RENAO ESTÁ DOENTE - REPRESENTA O ESTADO DELE = PREDICADO NOMINAL .
O verbo "está" está denotando estado transitório, temporário, logo é verbo de ligação, caracterizando assim predicado nominal.
GABARITO E
Por ser verbo de ligação já eliminamos três: a, c e d.
Agora faltam duas: verbo nominal: utiliza verbo se ligação geralmente com predicativo do sujeito.
Verbal: VTD, VTI, VI, VTDI.
Sobrou E.
" Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço "
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo