Consoante a Resolução CFM 2325/2022, que define e disciplina...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2318770 Medicina
Consoante a Resolução CFM 2325/2022, que define e disciplina o uso de tecnologias de comunicação na avaliação médico pericial, o uso da telemedicina é permitido em caráter excepcional, em situações específicas e pontuais.
Sobre o uso da telemedicina na avaliação médico pericial, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a C - "Não é permitida nas juntas médicas periciais", porque, de acordo com a Resolução CFM 2325/2022, a telemedicina, sob caráter excepcional, pode ser utilizada em avaliações médico-periciais. No entanto, a resolução determina que a telemedicina não pode ser utilizada em situações que exigem a presença física do médico perito para a realização de atos que necessitem de interação direta com o periciando, como nas juntas médicas periciais, onde há a necessidade de avaliações conjuntas e detalhadas por parte de uma equipe de médicos peritos. As demais opções listam situações onde a avaliação precisa ser precisa e detalhada acerca do estado de saúde do indivíduo, o que muitas vezes exige uma análise presencial e detalhada. Portanto, a telemedicina não é adequada nesses contextos, o que justifica as proibições expressas nas alternativas B, D e E. No caso da alternativa A, a telemedicina não é aplicável simplesmente porque, com a morte do periciando, não se pode realizar uma avaliação médica.

RESOLUÇÃO CFM N°2325/2022

ARTIGO 2°:

O uso da telemedicina para realização de avaliações periciais é de caráter excepcional podendo ser utilizada em situações específicas e pontuais, conforme descritas nos parágrafo abaixo.

Parágrafo 1°: No caso de morte do periciando;

Parágrafo 2°: A perícia indireta ou documental pode se referir apenas a objeto que ñ envolva: I) a avaliação de dano pessoal; II) as capacidades (incluindo a laborativa); III) a invalidez que seja de natureza médico legal.

Parágrafo 3°: As juntas médicas periciais, desde que pelo menos um dos médicos esteja presencialmente com o periciando, que deve realizar o exame físico e o descrever aos demais participantes.

Parágrafo 4°: A Prova Técnica Simplificada (PTS) quando for de inquirição simples de menor complexidade e sem manifestação sobre o fato referente à avaliação de dano pessoal (físico ou mental), capacidades (incluindo laborativa), nexo causal ou definição de diagnóstico ou prognóstico.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo