O envio de documentos, quando urgente, pode ser antecipado p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q65972 Redação Oficial
A respeito da redação de expediente, julgue os próximos itens.

O envio de documentos, quando urgente, pode ser antecipado por fax ou por correio eletrônico, sendo recomendados o preenchimento de formulário apropriado (folha de rosto), no caso do fax, e a certificação digital, no caso do e-mail.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

É convenienteo envio, juntamente com o documento principal, de folha de rosto (pequeno formulário com dados de identificação com do envio por FAX, já quando do envio do correio eletrônico (E-MAIL)para o mesmo apresentar o devido VALOR DOCUMENTAL ( aceito como documento original)  é necessária existir a certificação digital.

Fonte: MANUAL DE REDAÇÃO OFICIAL DA PRESIDÊNCIA ITENS 7 (FAX) E 8 (E-MAIL)

CERTO!
No fax, envia-se, junto com o documento principal, uma folha de rosto contendo um pequeno formulário com os dados de identificação da mensagem; já no e-mail, a certificação digital é necessária para que a mensagem tenha valor documental.

Lembrando que fax é para transmissão de mensagens urgentes e envio antecipado de documentos, mas apenas quando não há condições de envio do documento por meio eletrônico! Além disso, quando necessário, o documento original deve ser enviado, posteriormente, pela via e na forma de praxe.

No meu humilde entendimento, a certificação digital e a folha de rosto são obrigatórias; a questão diz recomendado. Estou errado?? pode se enviar sem folha de rosto e sem certificação??

ComentárioFax é a modalidade de comunicação que deve ser utilizada na transmissão e recebimento de assuntos oficiais de extrema urgência e para o envio antecipado de documentos, de cujo conhecimento há premência, quando não há condições de envio do documento por meio eletrônico.

Se necessário o arquivamento, deve-se fazê-lo com cópia xerox do fax e não com o próprio fax, cujo papel, em certos modelos, se deteriora rapidamente.

É conveniente o envio, juntamente com o documento principal, de folha de rosto, ou seja, de pequeno formulário com os dados de identificação da mensagem a ser enviada.

Quando necessário o original, ele segue posteriormente pela via e na forma de praxe (não é sempre que isso acontece, entendeu?).

Sobre o correio eletrônico, saiba que, nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental e para que possa ser aceita como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.

O campo assunto do formulário de correio eletrônico deve ser preenchido de modo a facilitar a organização documental tanto do destinatário quanto do remetente.

A mensagem que encaminha algum arquivo deve trazer informações mínimas sobre seu conteúdo.

Sempre que disponível, deve-se utilizar recurso de confirmação de leitura. Caso não seja disponível, deve constar da mensagem pedido de confirmação de recebimento.

Não há estrutura definida para e-mail, entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial. Resposta – Item certo

Prof. Albert Iglésia  www.pontodosconcursos.com.br


Pois é Carlos Mota. Aí se estivesse errado, argumentariam: Não é recomendado, e sim imprescindível.  
Mais uma questão em que vale a interpretação do examinador.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo