Alienação mental é causada por transtornos mentais, neuromen...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2318793 Medicina
Alienação mental é causada por transtornos mentais, neuromentais, metabólicos ou tóxicos, graves, incuráveis pelos meios habituais e conhecidos de tratamento, com alteração profunda das funções mentais.
O alienado mental é incapaz de gerir sua pessoa e bens, é incapaz para os atos da vida civil e de relação, dependendo de terceiros para a realização dos mesmos.
Conforme as Diretrizes de Conduta Médico-Pericial em Transtornos Mentais, do Ministério da Previdência, as opções a seguir apresentam doenças que, habitualmente, não cursam com alienação mental, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão aborda o conceito de alienação mental, que se refere a condições psiquiátricas graves e incuráveis que prejudicam profundamente as funções mentais de um indivíduo, incapacitando-o para a gestão de seus assuntos pessoais e patrimoniais. As alternativas apresentadas listam condições que habitualmente não resultam em alienação mental, com exceção de uma. A alternativa E, "Psicoses epilépticas", é a resposta correta porque essas psicoses são complicações de quadros epilépticos que podem levar a graves alterações da consciência e deterioração das funções mentais, podendo assim causar alienação mental. As outras opções listam condições que, embora possam ter impacto significativo na vida de um indivíduo, não resultam, geralmente, na incapacidade total para a vida civil, como as psicoses epilépticas podem fazer. Reações de ajustamento e ao estresse (A), dependência a substâncias (B), transtornos de personalidade (C) e transtornos neuróticos (D) podem causar dificuldades e distúrbios comportamentais, mas não atingem o nível de comprometimento da consciência ou das funções mentais tipicamente associado à alienação mental.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo