Por determinação superior, o contador de uma sociedade empr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q949664 Contabilidade Geral
Por determinação superior, o contador de uma sociedade empresária contabilizou como despesas da sociedade o aluguel do imóvel destinado à moradia do sócio-administrador. Tal fato caracteriza violação ao princípio contábil da
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB: C


O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.

Principais pontos do princípio da entidade:


Reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade;

Afirma a autonomia patrimonial (no Direito Empresarial, trata-se do princípio da autonomia da pessoa jurídica);

Diferencia o patrimônio particular do patrimônio da sociedade;

Patrimônio pertence à entidade. Entidade não pertence ao patrimônio.

Soma ou agregação de patrimônios autônomos não resulta em nova entidade, mas em unidade de natureza econômico contábil.

(B)

(A)O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.

(B)O Princípio da entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.

(C)O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

(D)O Princípio da prudência determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para os do passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o P.L.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo