A análise de pontos de função mede o software por meio da qu...
desenvolvimento de software e medição de software, julgue os
próximos itens.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C - certo
A questão aborda a técnica de medição de software conhecida como Análise de Pontos de Função (APF), que é uma ferramenta essencial para a gestão e o planejamento de projetos de desenvolvimento de software, sendo usada para estimar o tamanho funcional de um sistema. Essa métrica avalia as funcionalidades do software do ponto de vista das interações do usuário, independentemente da tecnologia utilizada para a implementação do software. A APF considera dois tipos principais de funcionalidades:
- Funções de dados: São os arquivos lógicos internos (ALI) e os arquivos de interface externa (AIE), que representam, respectivamente, os dados armazenados internamente pelo sistema e os dados fornecidos ou recebidos de outros sistemas.
- Funções de transação: Incluem entradas externas (EE), saídas externas (SE) e consultas externas (CE), que são as operações que processam dados dentro do sistema, gerando informações ou modificando o estado dos dados.
Para realizar a contagem, cada função é classificada como simples, média ou complexa, de acordo com a sua complexidade. A classificação considera o número de campos de dados e o número de arquivos lógicos internos ou externos que a função utiliza. Após essa classificação, um peso é atribuído a cada função, e o total de pontos de função não ajustados (PFN) é a soma desses pesos.
Conforme a assertiva, os arquivos lógicos internos de alta complexidade são os que mais contribuem para a contagem dos pontos de função não ajustados, devido aos maiores pesos atribuídos a esses tipos de funções nesta categoria de complexidade. Isso reflete a maior quantidade de esforço e de recursos necessários para implementar funções mais complexas no software.
Portanto, a alternativa está correta porque resume adequadamente como funciona a contagem de pontos de função e identifica os arquivos lógicos internos de alta complexidade como os de maior peso na contagem total de PFN, uma informação importante para profissionais envolvidos na gestão de projetos de software.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Conversão de Arquivos Lógicos Internos:
Complexidade Baixa: 7 PF não ajustados
Complexidade Média: 10 PF não ajustados
Complexidade Alta: 15 PF não ajustados
Conversão de Arquivos de Interfaces Externas:
Complexidade Baixa: 5 PF não ajustados
Complexidade Média: 7 PF não ajustados
Complexidade Alta: 10 PF não ajustados
Tabelinha da contribuicao das funcoes de PFs nao ajustados:
simples media complexa
ALI 7 10 15
AIE 5 7 10
EE 3 4 6
SE 4 5 7
CE 3 4 6
Complementando os comentários abaixo:
Análise de Pontos de Função: É uma medida de dimensionamento de software por meio da funcionalidade implementada em um sistema, sob o ponto de vista do usuário
Cálculo:
1- define-se o tipo da contagem e indentifica-se o escopo da contagem e a fronteira da aplicação.
2- calcula-se os pontos não ajustados, identificando-se e classificando as funções de dados e de transação.
3- determina-se o fator de ajuste.
4- calcula-se o valor dos pontos por função ajustados aplicando-se a fórmula adequada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo