Considere o trecho: “Há infinitas definições. Mas vamos part...
Considere o trecho: “Há infinitas definições. Mas vamos partir da seguinte: felicidade é um estilo de vida, ou seja, está muito mais ligada à forma como se vive o dia a dia.” (Linhas 4-5)
Sobre a organização sintática do trecho, é CORRETO afirmar que
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (23)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
✅ Gabarito: A
➥ “Há infinitas definições. Mas vamos partir da seguinte: felicidade é um estilo de vida, ou seja, está muito mais ligada à forma como se vive o dia a dia.” (Linhas 4-5).
a) o sinal indicativo de crase foi usado porque ocorre a fusão de uma preposição “a” com o artigo feminino “a”, exigidos, respectivamente, pelos termos regente e regido → CORRETO. Ligada a alguma coisa (preposição "a" exigida pelo termo regente) + artigo definido "a" que acompanha o termo regido, o substantivo feminino "forma"= crase= à forma.
b) o verbo “haver” foi usado facultativamente no singular; poderia ser flexionado para o plural, concordando com o seu sujeito “infinitas definições” → INCORRETO. O verbo "haver" está sendo usado com o sentido de "existir". Trata-se de um verbo impessoal, não possui sujeito, e deve ser mantido OBRIGATORIAMENTE no singular. O termo “infinitas definições” é objeto direto do verbo transitivo direto "há" e não sujeito.
c) a conjunção “mas” insere no trecho uma ideia de conclusão, portanto introduz uma oração coordenada sindética conclusiva → INCORRETO. MAS= conjunção coordenativa adversativa, indica matiz semântica de oposição e não de conclusão. Introduz uma oração coordenada sindética adversativa.
d) as vírgulas que separam a expressão explicativa “ou seja” são facultativas, pois se trata de um adjunto adverbial curto → INCORRETO. As vírgulas são obrigatórias em expressões explicativas, tais como: ou seja, isto é, ou melhor, etc.
e) a posição enclítica ocupada pelo pronome oblíquo átono “se” é facultativa, uma vez que não ocorre palavra atrativa que obrigue esse pronome a estar nessa posição → INCORRETO. O "como" é uma palavra atrativa, a posição do pronome é em próclise (antes do verbo) e não em ênclise (após o verbo).
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Correta, A
Quem se liga, se liga A alguma coisa.
“Há infinitas definições. Mas vamos partir da seguinte: felicidade é um estilo de vida, ou seja, está muito mais ligada à forma como se vive o dia a dia.”
A ) Faça a troca da palavra masculina pela feminina. Se aparecer "ao" = crase.
ligada à forma
Ligada ao procedimento.
_____________________________________________________________
B ) O verbo haver no sentido existir = impessoal = deve ficar no singular.
______________________________________________________________
C ) mas = adversativo.
_______________________________________________________________
D )usamos vírgulas para separar termos de função explicativa : ou melhor, isto é ..
Ela disse tudo, ou melhor, quase tudo.
__________________________________________________-
E ) O como está como fator atrativo
No fragmento eduzido do texto, estão em destaque os elementos a serem inspecionados. Cada qual envolve uma temática: formas verbais, valor conjuncional, pontuação, crase e sintaxe de colocação. Aos itens:
“Há infinitas definições. Mas vamos partir da seguinte: felicidade é um estilo de vida, ou seja, está muito mais ligada à forma como se vive o dia a dia.”
a) o sinal indicativo de crase foi usado porque ocorre a fusão de uma preposição “a” com o artigo feminino “a”, exigidos, respectivamente, pelos termos regente e regido.
Correto. O termo regente (ligada) rege preposição "a" e o regido (forma) está determinado pelo artigo "a". Aglutinando-se ambos, resulta a crase;
b) o verbo “haver” foi usado facultativamente no singular; poderia ser flexionado para o plural, concordando com o seu sujeito “infinitas definições”.
Incorreto. Apresenta sentido de existência, de modo que é impessoal (sem sujeito) e flexiona-se na terceira pessoa do singular;
c) a conjunção “mas” insere no trecho uma ideia de conclusão, portanto introduz uma oração coordenada sindética conclusiva.
Incorreto. É mesmo conjunção que introduz oração coordenada sindética, no entanto o tipo está indevidamente definido: encerra sentido de contraste, de oposição, de adversidade. Eis outros sinônimos: entretanto, não obstante, contudo;
d) as vírgulas que separam a expressão explicativa “ou seja” são facultativas, pois se trata de um adjunto adverbial curto.
Incorreto. O elemento virgulado assim se encontra porque integra o grupo de elementos e locuções explicativas ou corretivas. Veja outros que requerem a virgulação: por exemplo, a saber, isto é, por assim dizer, ou melhor, etc.;
e) a posição enclítica ocupada pelo pronome oblíquo átono “se” é facultativa, uma vez que não ocorre palavra atrativa que obrigue esse pronome a estar nessa posição.
Incorreto. O vocábulo "como" é advérbio, de modo que atrai para perto de si o pronome átono. Não há outra posição disponível.
Letra A
Assertiva A
o sinal indicativo de crase foi usado porque ocorre a fusão de uma preposição “a” com o artigo feminino “a”, exigidos, respectivamente, pelos termos regente e regido.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo